quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mostra de boas práticas do TIC@Portugal 2013

image

Os autores deste blogue irão proferir uma comunicação (no âmbito das boas práticas) no TIC@Portugal’ 2013, em Faro, na escola Secundária Tomás Cabreira.

Eis o resumo das duas comunicações:

Homo politicus é um blogue de Ciência Política e foi utilizado durante todo este ano letivo nas aulas de uma turma do 12º ano. Como nesta disciplina de opção não existia manual para adotar, este foi construído online. Assim, foram disponibilizados vários recursos didáticos: textos, esquemas, imagens, vídeos, matrizes de testes, os testes realizados, dicionários online, jornais, sites de partidos políticos e outras instituições, orientações metodológicas, trabalhos realizados pelos alunos, sondagens, entre outros. Foram também divulgadas as diversas atividades realizadas no âmbito da disciplina de Ciência Política.

Além disso, este blogue inseriu-se num projeto da escola que se relaciona com a promoção da cidadania: visou proporcionar conhecimentos básicos relativos à vida política e cívica, a realização de atividades que contribuíssem para a interiorização de normas e valores democráticos e para a formação de cidadãos responsáveis, interventivos e críticos.

Os blogues são ferramentas com enormes potencialidades ao nível do ensino e da aprendizagem: permitem uma constante atualização científica e pedagógica da informação; a partilha e discussão de ideias; a adaptação dos materiais didáticos às dificuldades e interesses dos alunos; a realização de atividades interativas; a seleção e organização da informação de forma acessível aos alunos nas aulas e em casa. Estas são apenas algumas das vantagens do uso de um blogue e a sua eficácia pode ser facilmente exemplificada.

***

Dúvida Metódica é um blogue da autoria de Sara Raposo e Carlos Pires, professores de Filosofia da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro. Nele podem encontrar-se diversos recursos didácticos (textos, cartoons, fotografias, vídeos, fichas de trabalho, matrizes de testes, etc.) que têm sido utilizados pelos autores e pelos alunos, nas aulas e no estudo em casa. Além desses recursos, no Dúvida Metódica existe uma “Busca Personalizada” direccionada para diversos sites e blogues de Filosofia e de estudos sociais afins, escolhidos pela adequação das suas abordagens ao nível etário e educativo dos alunos.

O blogue foi também utilizado para os alunos fazerem trabalhos de casa, através da publicação de comentários a posts. Por vezes a caixa de comentários foi utilizada para os alunos colocarem dúvidas e para os autores lhes responderem. Foram igualmente publicados alguns dos melhores trabalhos (respostas de testes, ensaios, etc.) dos alunos.

Essas utilizações do Dúvida Metódica pretendem aproveitar, por um lado, as diversas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, nomeadamente pela internet, para inovar as práticas lectivas; por outro lado, pretendem aproveitar em termos motivacionais a apetência que a maioria dos alunos tem pelas novas tecnologias.

Para além disso, o Dúvida Metódica pretende ser uma forma de partilhar recursos e discutir ideias com colegas e outros interessados na Filosofia. As imensas possibilidades comunicativas da internet, aliadas à natureza interactiva de um blogue, fazem deste um bom espaço para essa partilha e discussão.

Sem comentários: