sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Duas notícias sobre o acordo ortográfico

O cartoon foi tirado daqui.

«Miguel Tamen considera o Acordo Ortográfico (AO) um desastre e que as universidades não têm de o adoptar, em nome da lei da autonomia.

Crítico do Acordo Ortográfico (AO), o director do programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa não reconhece ao Estado o direito de legislar sobre a língua. Na ideia de lusofonia que hoje serve para justificar o AO, Miguel Tamen vê a recuperação da mesma utopia que serviu à direita para defender o imperialismo colonial português. Pronta a passar atestados de incompetência aos cidadãos, “a esquerda portuguesa é, afinal, a direita portuguesa por outros meios”, lamenta.»

Para continuar a ler no jornal i, ver AQUI.

 

«O Governo brasileiro adiou esta sexta-feira a aplicação obrigatória do novo acordo ortográfico por três anos, para 1 de Janeiro de 2016, de acordo com o decreto publicado no Diário Oficial da União.

Até então, o decreto promulgado em 2008 previa a aplicação obrigatória das novas regras em Janeiro de 2013, ou seja, na próxima terça-feira.
A iniciativa do adiamento surgiu após um pedido de parlamentares da Comissão de Educação do Senado, que ouviram, numa audiência pública, as críticas de destacados linguistas brasileiros às novas regras.

Como não havia tempo útil para a aprovação de um projecto parlamentar, a solução foi negociada com o Governo, disse à Lusa o senador Cyro Miranda no início do mês. Desde Janeiro de 2009, quando começou oficialmente a adesão do Brasil ao acordo, o uso da nova grafia é opcional, e vai continuar a ser até 31 de Dezembro de 2015.»

Para continuar a ler no jornal Público, ver AQUI.

O que pensar desta enorme trapalhada?

Quem é que agora sabe escrever correctamente português (sem o corretor ortográfico, entenda-se)?

Que eu tenha notado pouca gente.

Mas parece que não é importante...

Sem comentários: