quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A natureza humana e o ensino

A escritora Marguerite Yourcenar foi professora, por poucos anos, nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Quando questionada a propósito desta sua breve experiência no ensino

"- E o que é que e os seus estudantes lhe ensinaram?"

Respondeu:

"Que muito poucos estão preparados para o estudo, que a maioria dos seres se deixa ficar quieta num certo statu quo, e quão curto é o despertar. Às vezes podemos chegar ao momento desse despertar e provocar qualquer coisa, fazer durar o fenómeno, mas ele por si próprio na maior parte das vezes não dura. A maioria dos seres inteligentes e brilhantes aos dezoito anos ou aos vinte iludem-se sobre o que virão a ser um dia. A sua capacidade de entusiasmo foi curta e a vida venceu-os brutalmente."

Marguerite, Yourcenar, De olhos abertos, tradução de Renata Correia Botelho, Relógio de Água Editores, Lisboa, 2011, pág. 109.

4 comentários:

Bípede Falante disse...

Que dó :(

Ana Casanova disse...

Tantas ilusões criadas, tantas "verdades absolutas" que acabam por impedir a tal de mudança e crescimento...
Aprendemos todos os dias e até morrer. Eu apenas sei que tenho muito que aprender e tomo consciência disso todos os dias.
Como mencionei no Facebook, já vos havia visitado e mais uma vez vos dou os parabéns porque acho este blogue muito útil. Pôr-nos a pensar e reflectir faz tão bem! :)

Sara Raposo disse...

Bípede:

Dó de quê? E de quem?
Cumprimentos.

Sara Raposo disse...

Ana:

Agradecemos as suas simpáticas palavras.

Cumprimentos.