terça-feira, 15 de outubro de 2019

Matriz do 1º teste do 10º ano



Ano letivo: 2019/2020

Duração do teste: 90 minutos

Estrutura do teste: contém itens de escolha múltipla, correspondências, itens de resposta curta, itens de resposta restrita e um item de resposta extensa.

Objetivos:

1. Conhecer pelo menos oito exemplos de questões filosóficas.
2. Explicar porque é que as questões filosóficas são concetuais.
3. Explicar porque é que as questões filosóficas são básicas.
4. Explicar porque é que as questões filosóficas estão em aberto.
5. Distinguir questões filosóficas de questões não filosóficas em exemplos dados.
6. Mostrar porque é que a filosofia requer pensamento crítico.
7. Explicar o que é a lógica.
8. Explicar o que é uma proposição.
9. Distinguir frases que exprimem proposições de frases que não exprimem proposições.
10. Explicar o que são ambiguidades e distinguir ambiguidades semânticas e ambiguidades sintáticas.
11. Explicar porque é importante – na filosofia e noutras áreas do conhecimento - evitar ambiguidades.
12. Classificar proposições quanto à qualidade (afirmativas e negativas) e quanto à quantidade (universais, particulares e singulares).
13. Reescrever frases universais, particulares e singulares de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
14. Nomear e explicar as relações lógicas contidas no Quadrado da Oposição.
15. Determinar o valor de verdade de proposições dadas tendo em conta o Quadrado da Oposição.
16. Negar proposições universais, particulares e singulares.
17. Explicar o que é uma conetiva (ou operador) proposicional.
18. Distinguir proposições simples e compostas.
19. Nomear as conetivas proposicionais consideradas pela lógica proposicional: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.
20. Identificar a forma canónica e algumas formas alternativas de cada conetiva proposicional.
21. Reescrever frases com conetivas proposicionais de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
22. Identificar e usar os símbolos representativos das conetivas proposicionais (constantes lógicas).
23. Saber o que são variáveis proposicionais.
24. Fazer o dicionário de proposições dadas.
25. Formalizar proposições dadas.
26. Reconhecer o âmbito das conetivas proposicionais usadas numa proposição.
27. Compreender a tabela de verdade de cada operador proposicional.
28. Compreender o que são condições suficientes e condições necessárias.
29. Determinar as condições de verdade de proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.

Para estudar:

Fotocópias.

PDF’s.


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