Duração: 50 minutos.
Objetivos:
1. Indicar o objeto de estudo da Lógica.
2. Explicar o que são argumentos.
3. Explicar o que são proposições.
4. Analisar exemplos, distinguindo frases que expressam proposições de frases que não expressam.
5. Explicar o que são ambiguidades e porque é importante evitá-las.
6. Distinguir proposições simples e compostas.
7. Explicar o que é um operador proposicional.
8. Explicar o que são operadores proposicionais verofuncionais e não verofuncionais.
9. Analisar exemplos, identificando os operadores proposicionais verofuncionais e os não verofuncionais.
10. Conhecer os operadores verofuncionais: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional ebicondicional.
11. Reescrever frases de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
12. Formalizar proposições.
13. Conhecer e compreender a tabela de verdade de cada operador proposicional.
14. Explicar e exemplificar o que são condições suficientes e condições necessárias.
15. Determinar as condições de verdade de proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.
16. Distinguir tautologias, contradições e continências.
Natureza das questões:
Escolha múltipla, questões de resposta curta e exercícios de lógica.
Para estudar:
Páginas usadas ou referidas na aula do manual adotado.
PDF com a tabela explicativa e exemplificativa das conetivas.
Discutir ideias em vez de repetir frases
A negação de proposições condicionais (a parte explicada na aula)
Sem comentários:
Enviar um comentário