sexta-feira, 20 de junho de 2014

Números sobre o ensino da Filosofia na Pinheiro e Rosa

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa

Segundo o ME, inscreveram-se para o exame de Filosofia 12.210 alunos (8.471 dos quais eram alunos internos). No exame de Português inscreveram-se 74.358 alunos (52.707 dos quais eram alunos internos).

Na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, que faz parte do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, inscreveram-se 60 alunos no exame de Filosofia e 120 alunos a Português (não sei quantos eram internos).

A nível nacional o número de inscritos a Português era mais de seis vezes superior ao número de inscritos a Filosofia, mas na nossa escola foi apenas o dobro.

Vem a propósito recordar que o exame de Português é obrigatório e o exame de Filosofia é opcional.

Dos 60 alunos da Pinheiro e Rosa inscritos a Filosofia faltaram apenas 2. Não vi números oficiais, mas disseram-me que na maioria das outras escolas (muitas com mais turmas que a Pinheiro e Rosa) fizeram o exame apenas 5 ou 6 alunos e noutras houve números à volta da dezena.

No ano passado a média nacional do exame de Filosofia foi 9,1. Se considerarmos apenas os alunos internos a média nacional foi 10,2. A média do Algarve (no que diz respeito aos alunos internos) foi 10,1. A média dos alunos (internos) da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa foi 12,33. A média das classificações internas (isto é, das notas dadas pelos professores) desses alunos foi 13,66.

Como se explicam estes números?

Tenciono escrever acerca disso em breve, mas para já quero apenas dizer algo óbvio: estes número não se referem apenas aos exames, pois dizem algo acerca do ensino da Filosofia na Pinheiro e Rosa.

Fontes dos números referidos:

Exame de Filosofia não assustou

A única surpresa no exame de Português do 12.º ano foi a facilidade

Matemática com pior resultado dos últimos sete anos

Exame de Filosofia: não foi mau, mas é possível fazer melhor na 2ª fase

3 comentários:

Joao Alves disse...

Na ES Manuel Teixeira Gomes, fizeram exame de Filosofia, na 1.ª fase, no ano letivo 2012/2103, 49 alunos. A média dos alunos internos desta escola foi de 12,4 valores, sendo a média nacional dos alunos internos 10,2.
A ESMTG foi a escola que, neste exame, teve a melhor classificação a nível do Algarve.

Carlos Pires disse...

João:
no post não é dito, nem sequer sugerido, que a ESPR teve a melhor classificação do Algarve.
Conheço vários professores de Filosofia da ESMTG (nomeadamente o Aires Almaida, que é um dos autores dos manuais que escolhemos para a ESPR e que considero os melhores manuais de Filosofia portugueses) e não me surpreende que tenham bons resultados.
Faço votos para que o bom trabalho que fazem seja reconhecido em Portimão e que a ESMTG não tenha falta de alunos.
Nós temos.

Unknown disse...

São números esclarecedores sobre a qualidade do ensino da Filosofia na Pinheiro e Rosa (e, já agora, na MTG). Parabéns aos professores de Filosofia e também aos alunos e demais envolvidos nessas duas comunidades educativas.
Essas são 2 escolas que estão a contribuir para a afirmação do exame de Filosofia como uma mais valia no contexto do Ensino Secundário. Isso é muito relevante.
Contudo, depois de um período em que defendi entusiasticamente os exames nacionais, começo agora a perceber que também eles estão a ser desvirtuadores da qualidade do ensino, ao contrário daquilo que é o seu objetivo, mas isso é outra discussão (que vale muito a pena ser feita).