sexta-feira, 13 de junho de 2014

Exame nacional de Filosofia 2014: verifica os teus conhecimentos

Seguem-se questões, organizadas por temas - englobando todos os conteúdos programáticos (do 10º e 11º ano) e competências relevantes - avaliadas no Exame Nacional de Filosofia de 2014.

No final do estudo para o exame, poderão servir para testar os conhecimentos: uma espécie de lista de verificação.

A ideia de elaborar esta lista de perguntas surgiu de conversas com alguns dos meus alunos, com mais dificuldades, que consideraram as orientações do ministério (disponíveis AQUI) demasiado gerais.

Espero que possa ser útil a todos!

Mãos à obra e bom trabalho!

Só um observação acerca da foto: quando, finalmente, se consegue chegar ao topo da montanha vê-se muito mais... o futuro, espero eu.

Exame Nacional de Filosofia 2014 - Verifica Os Teus Conhecimentos Do 10º Ano by SaraRaposo

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa Verifica Os Teus Conhecimentos Do 11º Ano by SaraRaposo

4 comentários:

Sara Raposo disse...

Olá a todos (os meus alunos),

Voltei a ler o que escrevi e existem algumas repetições, não vi porque não tive tempo de reler, só agora o fiz. Hoje, à noite, é que farei as correcções, entretanto, não imprimam. Sara Raposo.

Anónimo disse...

Olá. Estas listas são sempre úteis! Mas olhando, só de relance, p.ex., o módulo I não sai no exame...Continuação de bom trabalho.
Patrícia

Sara Raposo disse...

Já fiz as correcções.

Sara Raposo disse...

O caro anómino está enganado e não leu a informação disponibilizada. Faça o favor de ler a pág. 1 das orientações do IAVE. Lá encontrará explicito que, no exame nacional, serão avaliadas capacidades relacionadas com
- Análise e interpretação ;
- Problematização e conceptualização;
- Argumentação e crítica (veja a especificação de cada um destes itens e encontrará várias noções lógicas da unidade 1.).
Ora, poderá constatar que grande parte das noções da unidade 1 - por mim referidas na lista de perguntas para os alunos - são as mencionadas nas orientações de exame. Aliás designam-se como "os instrumentos lógicos da actividade filosófica" , o que significa que são uma espécie de ferramenta que irá ser utilizada ao longo da leccionação de todos os conteúdos programáticos (tanto do 10 como do 11º), se ler as perguntas, atentamente, até ao fim, poderá verificar esse mesmo facto.
Cumprimentos.