quarta-feira, 7 de maio de 2014

Tenho 422 amigos mas sou solitário


Para os meus alunos.
A minha aluna Nina Chicu (do curso profissional de técnico de gestão de programas e sistemas informáticos), a quem agradeço, enviou-me o link deste vídeo, onde se chama a atenção para alguns dos efeitos da má utilização das redes sociais e dos telemóveis.
Vale a pena ver. Questiona-se o uso que muitas, muitas pessoas - nomeadamente alunos do secundário - fazem das novas tecnologias e como as interacções virtuais cada vez mais substituem as relações sociais reais.
Por exemplo: tenho reparado, nos intervalos, que muitos alunos se encontram sentados ao lado uns dos outros, em silêncio, absorvidos com o que se passa no seu telemóvel ou no seu tablet. Já várias vezes lhes coloquei a questão - em que altura do dia é que não se encontram online? Algumas das respostas mais frequentes foram: quando estou nas aulas e ao jantar porque os meus pais não deixam...
Dá que pensar!

1 comentário:

Izzi disse...

Adorei o vídeo e admito que também passo demasiado tempo nas redes sociais. Acho que a maioria da minha geração passa demasiado tempo no computador e as vezes fico espantada de ver crianças de 7 anos com um iPad, acho ridículo.
Na minha opinião as redes sociais foram uma boa invenção mas que as pessoas têm que se aperceber que existe um mundo além do virtual.
Jearina Isabelle