domingo, 11 de setembro de 2011

Terrorismo

Sobreviventes do 11 de Setembro

Sobreviventes do ataque terrorista às Torres Gémeas em Nova Iorque, em 11 de Setembro de 2001.

“O terrorismo é um tipo de violência política que visa atingir civis (não combatentes) de forma cruelmente destrutiva, muitas vezes imprevisível. O terrorismo dificilmente constitui uma violência descuidada. Reflete, isso sim, uma estratégia minuciosa que usa uma violência horrorífica para fazer as pessoas sentirem-se fracas e vulneráveis (…). Este medo destrutivo é depois utilizado na promoção de objetivos políticos [ou religiosos] concretos.”

Louis Pojman, Terrorismo, Direitos Humanos e a Apologia do Governo Mundial, tradução de Célia Teixeira, Bizâncio, Lisboa, 2007, pág. 24.

3 comentários:

cs disse...

No fundo é uma reacção À sup+osta sociedade certinha e capitalista que adora vigiar e punir.
:)

Carlos Pires disse...

cs:

Não podia discordar mais do que escreveu.
Por muitos motivos, discordo da caracterização que fez da sociedade americana.
Mas discordo sobretudo da ideia que o terrorismo é uma mera reacção. Isso deixa implícita a ideia de que as vítimas são culpadas e desculpabiliza, ou pelo menos atenua a responsabilidade, dos terroristas.
O que aconteceu em 11 de Setembro de 2001 não foi culpa dos EUA, mas sim das pessoas - terroristas, muçulmanos fanáticos - que realizaram os actos.
Acho incompreensível o :) com que termina o seu comentário.

cs disse...

cp

deixei a ideia de ser uma dfensora do terrorismo, de todo não é verdade. Completamente anti qq tipo de terrorismo ou violência ou fanatismo.

Quanto ao facto de ser atitude reactiva ou não , não estaremos tão de acordo.

É sempre um pprazer passar por aqui :))