sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Elevar-se, mas como?

"As pessoas devem sempre elevar-se para além das circunstâncias, ou então afundam-se, seja na droga, no álcool ou em seitas alucinadas. Quanto mais penosa, e como que desumanizada, se torna a situação, mais as pessoas procuram saídas deste género."

Marguerite Yourcenar, De olhos abertos, tradução de Renata Correia Botelho, Relógio de Água Editores, Lisboa, 2011, pág. 154.

image

2 comentários:

Pedro Ricardo Tordo disse...

Não será um falso dilema (conceito que aprendi aqui no DM)? Uma pessoa que tenha uma vida banal e que não consiga nenhum distanciamento em relação à sua vida cairá obrigatoriamente no álcool, na droga ou nas seitas?

Sara Raposo disse...

Olá Pedro,

É uma pergunta pertinente, agradeço-lhe.
Se considerarmos a noção de falso dilema, tal como é entendida na lógica informal, o Pedro tem razão. Trata-se de um falso dilema porque, de facto as duas alternativas apresentadas não são as únicas possíveis, há outras que não são consideradas. Há algumas pessoas que vivem (e parece que bem) sem se distanciarem e analisarem as suas vivências e não são drogadas ou fanáticas.

Julgo que se trata de uma liberdade literária da escritora. Com isso ela pretende dizer que há pessoas - por não serem capazes de pensar sobre o que que fazem e lhes acontece - a optar por se afundarem e alienarem (na minha opinião) em opções, aparentemente mais fáceis. É um facto que acontece e decorre da liberdade de escolha.

Cumprimentos.