quinta-feira, 26 de setembro de 2019

O médico que apenas sabe medicina, nem medicina sabe


"O médico que apenas sabe medicina, nem medicina sabe.”
No contexto de uma conversa na aula sobre a importância do conhecimento na nossa vida, alguns dos meus alunos de ciências defenderam que a sua formação não deveria incluir o estudo da literatura (ou pelo menos de certas obras) e alguns dos temas filosóficos que já estudámos. Também houve, naturalmente, quem discordasse e defendesse o contrário. 
Como referi na altura, vale a pena ouvir o discurso de um médico português famoso sobre os livros que marcaram a sua vida. Ele destaca importância que teve na sua formação a boa “prosa portuguesa”, nomeadamente os Maias, e um filósofo cético chamado Montaigne.
Um médico como o João Lobo Antunes, reconhecido a nível mundial pelo seu trabalho na área da neurocirurgia, quando lhe perguntaram pelos livros da sua vida não refere nenhum de ciência. Porque será?

Sem dúvida que este é um contraexemplo ao que foi defendido por alguns dos alunos na aula. 

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Quiz: questões sobre os tipos de conhecimento e a definição platónica

image
Este Kahoot (clicar na imagem para aceder ao link do jogo) permite responder, online (no telemóvel ou no tablet), a 12 questões de escolha múltipla (algumas retiradas de exames nacionais) sobre os diferentes tipos de conhecimento e a definição tradicional de conhecimento.
Bom trabalho a todos!

domingo, 22 de setembro de 2019

Só os instruídos são livres?

Escada(Homem subindo escada em preto e branco
Epicteto (um filósofo romano que durante muitos anos foi escravo) disse:
“Não devemos acreditar nos muitos que afirmam que só as pessoas livres devem ser instruídas, mas devemos antes acreditar nos filósofos que dizem que só os instruídos são livres” (Dissertações).
Epicteto tinha razão.