sábado, 23 de fevereiro de 2013

Informações para o teste e links: 11º B

 

Ti Inf2 Out2012 Fil Es by Dúvida Metódica

Caros alunos do 11º B

No próximo teste de avaliação devem ter em consideração as seguintes informações que constam da matriz do teste intermédio:

A) Conteúdos programáticos

1. Módulo II - Dimensões da ação e dos valores. A dimensão ético-política: a necessidade de fundamentação da moral - análise comparativa das perspectivas filosóficas de Kant e Stuart Mill.

2. Módulo IV - Conhecimento e racionalidade científica e tecnológica. Análise do ato de conhecer. Análise comparativa de duas teorias explicativa do conhecimento: Descartes e Hume.

B) Capacidades

C) Tipo de teste: questões de escolha múltipla, de resposta curta e de resposta extensa.

D) Duração: 90 m

Links:

1. Análise comparativa das perspectivas filosóficas de Kant e Stuart Mill

Cumprir o dever pelo dever: um exemplo

Agir bem para evitar problemas

Quais são as ações que têm valor moral?

Qual dos personagens, o Calvin ou a Susie, está a agir de acordo com o princípio kantiano da moralidade?

As pessoas não são instrumentos

Como se formula, na linguagem de Kant, o princípio que o Manelinho encontra escrito no livro?

Devemos mentir para salvar a vida de um amigo? – Não, diz Kant (1)

Devemos mentir para salvar a vida de um amigo? – Não, diz Kant (2)

"Mentiras boas" e outras objeções à ética kantiana

Três minutos com Kant

Porque é que devemos ser bons com os outros?

Por dever ou apenas em conformidade ao dever?

1 ou 200?

Qual é o mal de mentir?

Um dilema moral da Medicina

O utilitarismo: ideias básicas

Argumentos contra o utilitarismo

Um prazer superior

As teorias éticas de Kant e Stuart Mill: ideias fundamentais

Exercícios para resolver e questões para discutir:

Ética: fichas de trabalho sobre Kant e Stuart Mill

Dilema ético em BD: Fox Trot

Dilema ético em BD: Zits

Para discutir na primeira aula de Filosofia

Qual é a ação correta?

Enganar por amor

Lincoln: será correto mentir para defender a verdade?

2. Análise do ato de conhecer: links AQUI.

3. Análise comparativa de duas teorias explicativa do conhecimento: Descartes e Hume.

A dúvida metódica (este deveria ter sido o primeiro post deste blogue)

Um mar de dúvidas

Razões para duvidar, segundo Descartes

Como é que Descartes pretendeu ultrapassar o ponto de vista dos cépticos

O solipsismo e a necessidade de Deus no sistema cartesiano

Aparência e realidade: um vídeo de Nigel Warburton

Penso, logo existo - uma ideia que toda a gente conhece?

Descartes: argumentos para provar a existência de Deus

A objeção de Kant ao argumento ontológico: a existência não é um predicado

O argumento ontológico: diálogo entre um crente e um ateu

Objeção ao argumento da marca: criar a ideia de perfeição é diferente de criar a própria perfeição

Objeção a Descartes: o cogito é um entimema e não é uma crença básica

O “Deus dos filósofos” e o “Deus da fé”

Críticas a Descartes: Ficha de trabalho

Descartes e a Matemática

Os conceitos cartesianos de intuição e dedução

A matemática é a priori mas não é inata

Cartoons cartesianos

Impressões e ideias

Cegos que começam a ver: impressões e ideias

Como se originou, segundo Hume, a ideia de Deus?

O problema da causalidade

A causalidade segundo Hume

A crença na causalidade é instintiva

As superstições e a crítica de Hume à ideia de causalidade

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