sábado, 30 de novembro de 2013

Matriz do 2º teste do 10º ano: turmas B e C

bifurcacao

Duração: 90 minutos

Objetivos *:

1. Efetuar a negação de proposições apresentadas.

2. Distinguir condições suficientes e necessárias.

3. Explicar o que é uma definição explícita.

4. Distinguir definições implícitas de definições explícitas.

5. Distinguir boas e más definições explícitas.

6. Explicar o que é um raciocínio.

7. Distinguir raciocínios de não raciocínios.

8. Identificar as premissas e a conclusão de raciocínios.

9. Identificar as premissas ocultas de entimemas.

10. Colocar raciocínios na expressão canónica.

11. Relacionar raciocínios e argumentos.

12. Distinguir validade dedutiva de validade não dedutiva.

13. Explicar o que são generalizações e previsões.

14. Avaliar raciocínios dedutivos, distinguindo os válidos dos inválidos.

15. Distinguir a afirmação da antecedente e a negação da consequente de formas de raciocínio inválidas como a negação da antecedente e a afirmação da consequente.

16. Construir argumentos válidos a partir de frases dadas.

17. Explicar o que é um argumento sólido.

18. Explicar o que é uma ação.

19. Distinguir ações de não ações.

20. Distinguir ações que envolvem deliberação de ações que não envolvem deliberação.

21. Explicar a diferença entre deliberação racional e deliberação não racional.

22. Esclarecer o conceito de determinismo.

23. Esclarecer o conceito de livre-arbítrio.

24. Explicar qual é o problema do livre-arbítrio.

25. Explicar quais são as teses defendidas pelo Determinismo Radical.

26. Explicar os argumentos do Determinismo Radical.

27. Explicar as objeções ao Determinismo Radical estudadas.

28. Discutir: o que é mais plausível os argumentos do Determinismo Radical ou as objeções?

Links:

Os links indicados na Matriz do 2º mini teste.

Pêssegos e duelos: exemplos ilustrativos do problema do livre-arbítrio
O Determinismo
Se o determinismo radical for verdadeiro, salvar 155 pessoas não tem qualquer mérito

Posts úteis, embora não usados nas aulas:

Formulação do problema do livre-arbítrio (1)
Sobre o livre arbítrio
Terá o determinista radical razão?

* Tendo em conta que a turma B fará o teste alguns dias depois da turma C, serão ainda acrescentados alguns objetivos.

a suposta ilusão do Livre Arbitrio

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