Duração: 40 minutos.
Objetivos:
1. Efetuar a negação de proposições apresentadas.
2. Distinguir condições suficientes e necessárias.
3. Distinguir definições implícitas de definições explícitas.
4. Distinguir boas e más definições explícitas.
5. Distinguir raciocínios de não raciocínios.
6. Identificar as premissas e a conclusão de raciocínios.
7. Identificar as premissas ocultas de entimemas.
8. Colocar raciocínios na expressão canónica.
9. Relacionar raciocínios e argumentos.
10. Distinguir validade dedutiva de validade não dedutiva.
11. Compreender o que são generalizações e previsões.
12. Avaliar raciocínios dedutivos, distinguindo os válidos dos inválidos.
13. Distinguir a afirmação da antecedente e a negação da consequente de formas de raciocínio inválidas como a negação da antecedente e a afirmação da consequente.
14. Construir raciocínios válidos a partir de frases dadas.
15. Compreender o que é um raciocínio sólido.
Para estudar: as páginas indicadas nas aulas do manual “50 Lições de Filosofia”, os PDF´s usados e as seguintes ligações.
Ligações:
Identificação, classificação e negação de proposições
A negação de proposições condicionais
Condições necessárias e suficientes: análise de um exemplo
A relação entre verdade e validade
Afirmação da antecedente e negação da consequente
Argumento dedutivo ou não dedutivo? (Exemplos A, B, C e D)
Posts úteis, embora não usados nas aulas:
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