sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dúvida Metódica, sem dúvida um blogue

TIC@Portugal'13

É isto que amanhã vou dizer sobre o Dúvida Metódica no TIC@Portugal'13. Gostaria de dizer mais, nomeadamente sobre a própria filosofia, mas só disporei de 10 minutos.

O Dúvida Metódica é um blog de filosofia. Autores: Carlos Pires e Sara Raposo, professores da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa.

O Dúvida Metódica dirige-se em primeiro lugar aos nossos alunos, mas também a quaisquer outros interessados. Além dos nossos alunos, a maioria dos leitores parecem ser professores e alunos de filosofia – portugueses e brasileiros. Existe há quase cinco anos e até há data já teve mais de meio milhão de visitantes (cerca de 670 mil).

Publicamos materiais muito diversos. Na sua maior parte são recursos didáticos para utilizar nas aulas e para apoiar o estudo dos alunos, mas alguns têm caráter artístico ou mesmo lúdico e visam sobretudo contribuir para a formação cultural dos alunos.

Desses recursos didáticos fazem parte textos de apoio para complementar os manuais escolares, fichas de trabalho, as matrizes dos testes e recursos que não costumam fazer parte dos manuais mas que podem ser muitos úteis nas aulas: vídeos, canções, cartoons, fotografias, etc. Publicamos também alguns dos melhores trabalhos dos alunos e promovemos alguns debates online em que os alunos ou outros leitores participam através da publicação de comentários.

Vejamos alguns exemplos:

Textos de apoio: Exemplos das falácias do espantalho e da derrapagem, Baixar a fasquia

Matrizes de testes: 3º Teste do 11º B: matriz e links

Trabalhos de alunos: O que é a filosofia?, O que é mais importante: a liberdade ou a igualdade?

Debates online: Dia Mundial da Filosofia: vem debater ideias online

Vídeos: Criticar com humor e pontaria, Pensar fora da caixa

Cartoons: Penso, logo não cozinho!, Os cliques não são todos iguais!

Fotografias: Fotografias das Pinheiríadas, Pobreza

Música: Uma boa companhia para... corrigir testes, Voar=ler

Opiniões sobre questões educativas: A greve e as condições de trabalho dos professores, Um bom dia para a Filosofia

Um blogue é um instrumento de trabalho fácil de utilizar: não é preciso saber muito de informática para criá-lo e usá-lo. É também muito útil, pois acolhe recursos didáticos muito diversos. Essa utilidade aumenta muito se o manual adotado não for bom ou se não existir manual.

Uma vantagem importante  - nomeadamente numa altura de crise económica – do uso de blogues é que diminuem muito o recurso às fotocópias e, portanto, permitem poupar papel.

Como provas dessa facilidade e dessa utilidade posso referir dois blogues que criei e uso: Caderno de Sociologia (para compensar o facto de todos os manuais de Sociologia existentes no mercado serem fracos) e Pensar Pela Própria Cabeça (na disciplina de Área de Integração do Ensino Profissional, em que não existe manual adotado na escola).

O uso educativo dos blogues tem ainda outra grande vantagem: incentiva, para não dizer que obriga, os professores que os usam a investirem bastante na sua formação científica, uma vez que aquilo que publicam está aberto ao escrutínio público, nomeadamente de outros professores, podendo ser criticado por quem sabe tanto ou mais do que eles. E não foram poucas as vezes que leitores do Dúvida Metódica questionaram, e por vezes com razão, as nossas explicações (por exemplo: Sinto, logo existo?). Mas aprendemos muito com isso.

Escrever num blogue implica, portanto, um certo grau de exposição e envolve alguma pressão, mas trata-se de uma pressão positiva. Ninguém faz ideia do que se passa na maior parte das salas de aula do nosso país. Ao apresentar deste modo o nosso trabalho estamos a abrir as portas das nossas aulas e a convidar qualquer pessoa a assistir. Com isso ganhamos todos: quem “assiste” às aulas e nós, pois aprendemos com os comentários e críticas que nos são feitas. E, graças às maravilhas da tecnologia, essas partilhas e debates podem também ser feitas com pessoas que não conhecemos pessoalmente ou que se encontram longe.

(Modifiquei ligeiramente o texto original, acrescentando algumas frases que disse durante a comunicação.)

4 comentários:

Sérgio Lagoa disse...



Os blogues são um interessante recurso / ferramenta em educação. Existe uma tendência crescente para tornar parte do ensino em conteúdos online, pelo que não é de admirar que já em 2005 se discutisse a utilidade pedagógica dos blogues:

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf

No caso do Dúvida Metódica, é interessante também assinalar que se insere, parcialmente, num movimento mais ou menos organizado de disponibilização (aberta) de recursos educativos - os chamados REA, ou OER - Open Educational Resources).

Uma outra caraterística a que associo o vosso blog é a transparência: transparência dos autores do blogue em relação ao público em geral e aos próprios colegas de profissão, por publicar, ou seja, tornar público aquilo que frequentemente se prefere deixar dentro das salas de aula.

Por todos estes motivos, e mais alguns, quero deixar-vos o meu apreço pelo trabalho que têm desenvolvido e desejar que mantenham o ritmo durante muitos e bons anos.

Sérgio

Carlos Pires disse...

Obrigado pelas tuas sympáticas palavras, Sérgio.

Chamo a tenção dos leitores para o facto do Sérgio Lagoa ser coautor de um blogue de Filosofia muito bom e recomendável: Páginas de Filosofia

F. Pinheiro disse...

Olá!

Considero que o trabalho desenvolvido pelos autores do blogue tem sido meritório, pois tem contribuído para a divulgação da filosofia de forma mais abrangente. A tentativa de expor certos conteúdos recorrendo à banda desenhada é prova disso mesmo.
Através do blogue, tenho acedido a alguns artigos. A leitura desses artigos tem servido para esclarecer algumas dúvidas que vão surgindo, como também para aprofundar determinados conceitos. No fundo, julgo que o blogue permite que todos aqueles que se interessam pelo estudo da filosofia, adquiram uma consciência mais profunda e alargada sobre os seus problemas.

Grato pela atenção!

F. Pinheiro

Sérgio Lagoa disse...

Agradeço as recomendação, Carlos Pires :-)

Fresquinho, acabado de sair, um artigo sobre a utilização de uma ferramenta específica no wordpress (lePress) que possibilita gerir um sistema de aprendizagem em regime de e-learning / blended-learning no qual os estudantes (possivelmente ou desejavelmente adultos?) têm grande liberdade na forma como gerem a aprendizagem. Vale a pena ler:

Various tools and services based on Web 2.0 (mainly blogs, wikis, social networking tools) are increasingly used in formal education to create personal learning environments, providing self-directed learners with more freedom, choice, and control over their learning. In such distributed and personalized learning environments, the traditional role of the teacher is being transformed into that of a facilitator. This change inevitably means a reduced level of control on the part of the teacher. This is evidenced, for example, in difficulties experienced in retaining the necessary levels of control when the learning process moves away from institutionally maintained systems to blog-based personal learning environments. In conducting a course in a formal education setting however, it is still essential for the teacher to retain control over certain learning activities, such as course enrolment, assignments, and the assessment process.

A course management plug-in for the WordPress blog platform called LePress was designed and developed as a possible solution to this problem. By using LePress, teachers are able to more easily manage and coordinate courses in a distributed blog-based environment. Teachers are able to regain control over some important aspects of online course management, while maintaining the learners’ freedom and choice for self-directed learning. This paper documents the results of a survey of a group of 37 teachers who used LePress for at least six months. The study demonstrates that by using LePress, teachers experienced an enhanced level of control over several aspects of the course and this reinforced their perception about the ease of use of the system.

http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1397