domingo, 18 de dezembro de 2011

O último livro do físico João Magueijo

Há portugueses que falam e (ao contrário do que se diz no post anterior) dizem muitas coisas interessantes. Veja-se o caso do físico João Magueijo no vídeo seguinte.

João Magueijo é professor de Física Teórica no Imperial College de Londres. O seu novo livro, “O Grande Inquisidor – A vida extraordinária e o desaparecimento misterioso de Ettore Majorana, génio atormentado da era nuclear”, é uma biografia do enigmático e genial físico nuclear italiano Ettore Majorana desaparecido na noite de 26 de Março de 1938.

image

"Magueijo relata a vida trágica de Majorana e o seu desaparecimento bizarro ao mesmo tempo que nos fala das mais interessantes personalidades da ciência do século XX. Oferece-nos uma visão surpreendente dos meandros sombrios do mundo científico - tanto as suas dificuldades éticas como as suas por vezes complexas dinâmicas de grupo. O resultado é uma obra arrebatadora que dá conta da descoberta extraordinária de Majorana - o neutrino de Majorana - e sugere novas pistas para um dos mais intrigantes mistérios da ciência" (texto retirado daqui).

"O Grande Inquisidor", editado pela Gradiva, é o livro que estou a ler. Aconselho-o, vivamente, aos leitores que se interessem não só por física como pela reflexão sobre o sentido da vida e a política. O livro, escrito como uma espécie de policial, é entusiasmante e é difícil parar de o ler.

5 comentários:

Ismael Carvalho disse...

Sara vale a pena também ouvir a entrevista que ele deu à TSF no programa "Pessoal e intransmissível" quando lançou o primeiro livro.

Sara Raposo disse...

Ismael,

Há anos que oiço o programa do Carlos Vaz Marques, mas ultimamente não o tenho feito. É um bom pretexto para voltar a fazê-lo.Obrigada pela sua sugestão.
Cumprimentos.

Sara Raposo disse...

Só mais uma coisa: estou a adorar o livro, pela história, pelo sentido de humor, a clareza... Há, de facto, portugueses que fazem coisas excelentes!

Ismael Carvalho disse...

Sara esta entrevista já foi há algum tempo...simpaticamente o Carlos Vaz Marques gravou-me em cd a entrevista e deu-me, numa altura em que não havia ainda o podcast. Mas possivelmente já lá está a entrevista.

RicardoNSilva disse...

Sara, obrigado pelo artigo (pena que o vídeo já não esteja disponível).
E obrigado, Ismael, pelas sugestões.

Em relação às 3 entrevistas de João Magueijo no "Pessoal... e Transmissível" da TSF, é possível ouvi-las em:
https://player.fm/episodes?q=Magueijo
(edições de 2007.09.25, 2008.09.10 e 2010.07.28)

Infelizmente o arquivo do programa no site da TSF começa somente em... 2011:
http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=917512&audio_id=3989413