sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ciência Política: uma opção do 12º ano para os cursos científico-humanísticos

 

Um exemplo de uma atividade - de análise e debate - realizada nas aulas de Ciência Política. No dia 1 de Setembro de 1939, os alemães invadiram a Polónia, dois dias mais tarde, a Grã Bretanha declarou guerra à Alemanha, inicia-se assim a  2ª Guerra Mundial. Um político, o chefe de Estado (o rei Jorge VI)  proferiu um discurso histórico, explicando à população os motivos que levavam o país a entrar neste conflito. Serão os seus argumentos a favor da guerra aceitáveis do ponto de vista ético?

Depende da teoria da guerra que se considere... Para conhecer outros temas e actividades abordados em Ciência Política, ver cartaz informativo. 

Esquema tirado do blogue Homo Politicus.

2013-14Cartaz de Ciência Política by SaraRaposo

Para saber mais acerca dos conteúdos programáticos abordados nesta disciplina de opção do 12º ano, dos cursos científico-humanísticos, consultar o Blogue Homo Políticus (um manual da disciplina online que foi utilizado na leccionação das aulas no ano lectivo passado por um dos coautores do Dúvida Metódica).

Este cartaz faz parte de uma exposição, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, sobre todas as opções do 12º ano. Os cartazes encontram-se no corredor central e têm como objectivo principal informar os alunos, contribuindo para que possam fazer uma opção consciente das disciplinas do 12º ano e que tenha em conta os seus interesses e o seu percurso formativo futuro.

1 comentário:

Sara Raposo disse...

Embora, pela experiência que tive de leccionar, o programa da disciplina de Ciência Política seja de facto muito interessante e útil na formação científica, cívica e pessoal, creio que a existência da palavra "política" no nome leva a que não se procure sequer informação séria sobre o assunto. É pena que assim seja, pois decisões políticas influenciam a nossa vida em todos os aspectos e sem compreender certas ideias não saberemos avaliá-las criticamente. Nesta disciplina não discute o que dá mau nome à política (a intriga partidária), ensinam-se noções políticas essenciais a qualquer cidadão para compreender o que se passa no mundo à sua volta. Sara Raposo.