domingo, 11 de agosto de 2013

Tem que se fazer justiça, nem que o céu desabe

“Os prejuízos que alguns possam enfrentar devido à dissolução de alguma prática ou instituição não serve para defender que permitamos a sua manutenção. Ninguém tem o direito a ser protegido de prejuízos se a proteção em questão envolver a violação dos direitos dos outros. Ninguém tem o direito a ser protegido pela manutenção de uma prática injusta, que viola os direitos dos outros. Tem de se fazer justiça, nem que o céu desabe.”

Tom Regan, The Case for Animal Rights

(Citado por Carl Cohen, no ensaio “Os animais têm direitos?”, do livro Os animais têm direitos? – Perspectivas e Argumentos, organizado e traduzido por Pedro Galvão, Dinalivro, Lisboa, 2011, pág. 66).

touro de fogo em espanha

Segundo Tom Regan, não são apenas os seres humanos que têm tais direitos mas também muitos animais não humanos. As duas principais questões que lhe podemos colocar são:

Os animais não humanos terão realmente direitos?

Haverá direitos absolutos e invioláveis?

(Informações sobre os touros de fogo aqui.)

2 comentários:

Simplesmente Sônia Maria disse...

oi gente do Blog, gosto demais dos temas, artigos que vocés colocam,sempre nos fazendo aprender mais, e muitos temas apresentados tamb[em tem a visáo que adoto na vida.Uma boa-noite. Sonia

Anónimo disse...

Os animais não têm direitos. Nem deveres. Os conceitos só se aplicam a humanos. Mas não concordo que se inflijam sofrimentos aos animais. Principalmente porque infligir sofrimentos a animais é um atropelo aos direitos dos humanos, não aos direitos dos animais.
Defender que os animais têm direitos ou deveres bestializa os humanos. Embora quem defenda essas teorias (pelo menos a maioria, creio) não tenha consciência disso. E não têm consciência disso porque não pensam o suficiente ou porque são estúpidos ou simplesmente não querem saber da dignidade do ser humano.