sábado, 25 de novembro de 2017

Matriz do 2º teste do 11º ano (Esla)

spock logic Lógica

Duração: 90 + 10 minutos de tolerância

Objetivos:

1. Indicar o objeto de estudo da Lógica.

2. Distinguir proposições simples e compostas.

3. Conhecer os operadores considerados na lógica proposicional: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.

4. Reescrever frases de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.

5. Formalizar proposições.

6. Conhecer e compreender a tabela de verdade de cada operador proposicional.

7. Explicar e exemplificar o que são condições suficientes e condições necessárias.

8. Determinar as condições de verdade de proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.

9. Distinguir tautologias, contradições e continências.

10. Explicar o que são argumentos.

11. Distinguir argumentos e não argumentos.

12. Identificar as premissas e a conclusão de argumentos apresentados.

13. Descobrir premissas ocultas em entimemas.

14. Reescrever argumentos, colocando-os na forma canónica.

15. Formalizar argumentos.

16. Distinguir a validade dedutiva e a validade não dedutiva.

17. Testar a validade de formas argumentativas através de inspetores de circunstâncias.

18. Distinguir e identificar as formas argumentativas válidas e inválidas estudadas.

19. Completar formas argumentativas.

20. Construir argumentos com essas formas.

21. Explicar o que são falácias informais.

22. Identificar e explicar em que consistem as falácias informais estudadas: Falácia ad hominem, Falácia do apelo à ignorância, Falso dilema, Falácia do espantalho, Falácia da derrapagem e Petição de princípio.

23. Explicar cada um dos argumentos não dedutivos.

24. Explicar as regras de validade dos argumentos não dedutivos.

25. Distinguir as argumentos não dedutivos válidos das suas versões falaciosas.

Natureza das questões:

Escolha múltipla, questões de resposta curta e extensa, exercícios de lógica.

Para estudar:

Páginas do manual adotado: da 14, 18 à 22; da 51 à 83 (ignorar quadro das pp. 64 e 65), da 91 à 98, da 100 à 108.

PDF’s

O que é um argumento?

Ficha de Trabalho – Argumentos

Validade dedutiva

Afirmação da antecedente e negação da consequente

Falácias informais do apelo à ignorância, da derrapagem e do boneco de palha

Exemplos das falácias do espantalho e da derrapagem

Derrapagem: do casamento homossexual ao incesto

Petição de princípio

Exemplos da falácia do apelo à ignorância

Apelo à ignorância: Milagre ou falácia?

Generalizações e previsões

Argumento por analogia

Argumentos não dedutivos: previsão, generalização, analogia e argumento de autoridade

Duas tradições: o apedrejamento e a tourada

Generalização ou contra-exemplo?

Ficha de revisão: identificação de argumentos não dedutivos

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