Duração: 90 + 10 minutos de tolerância
Objetivos:
1. Classificar proposições quanto à qualidade (afirmativas e negativas) e quanto à quantidade (universais, particulares e singulares).
2. Reescrever frases universais, particulares e singulares de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
3. Nomear e explicar as relações lógicas contidas no Quadrado da Oposição.
4. Determinar o valor de verdade de proposições dadas tendo em conta o Quadrado da Oposição.
5. Negar proposições universais, particulares e singulares.
6. Explicar o que é uma conetiva (ou operador) proposicional.
7. Distinguir proposições simples e compostas.
8. Nomear as conetivas proposicionais consideradas pela lógica proposicional: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.
9. Identificar a forma canónica e algumas formas alternativas de cada conetiva proposicional.
10. Reescrever frases com conetivas proposicionais de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
11. Identificar e usar os símbolos representativos das conetivas proposicionais (constantes lógicas).
12. Saber o que são variáveis proposicionais.
13. Fazer o dicionário de proposições dadas.
14. Formalizar proposições dadas.
15. Reconhecer o âmbito das conetivas proposicionais usadas numa proposição.
16. Conhecer e compreender a tabela de verdade de cada operador proposicional.
17. Explicar e exemplificar o que são condições suficientes e condições necessárias.
18. Determinar as condições de verdade de proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.
19. Calcular o valor de verdade de frases e formas proposicionais dados os valores de verdade das suas componentes.
Natureza das questões:
Escolha múltipla, questões de resposta curta e exercícios de lógica.
Para estudar:
Fotocópias (da pág. 2 à pág. 16) e exercícios enviados para o email da turma.
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