Duração: 50 minutos
Estrutura: Escolha múltipla. Questões de resposta curta. Exercícios de lógica.
Objetivos:
1. Explicar os seguintes conceitos: tese, argumento, premissa, conclusão, objeção, refutação e lógica.
2. Explicar o que é uma proposição.
3. Distinguir frases que exprimem proposições de frases que não exprimem proposições.
4. Explicar o que são ambiguidades e distinguir ambiguidades semânticas e ambiguidades sintáticas.
5. Explicar porque é importante – na filosofia e noutras áreas do conhecimento - evitar ambiguidades.
6. Classificar proposições quanto à qualidade (afirmativas e negativas) e quanto à quantidade (universais, particulares e singulares).
7. Reescrever frases universais, particulares e singulares de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
8. Nomear e explicar as relações lógicas contidas no Quadrado da Oposição.
9. Determinar o valor de verdade de proposições dadas tendo em conta o Quadrado da Oposição.
10. Negar proposições universais, particulares e singulares.
11. Explicar o que é uma conetiva (ou operador) proposicional.
12. Distinguir proposições simples e compostas.
13. Nomear as conetivas proposicionais consideradas pela lógica proposicional: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.
14. Identificar a forma canónica e algumas formas alternativas de cada conetiva proposicional.
15. Reescrever frases com conetivas proposicionais de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
16. Identificar e usar os símbolos representativos das conetivas proposicionais (constantes lógicas).
17. Saber o que são variáveis proposicionais.
18. Fazer o dicionário de proposições dadas.
19. Formalizar proposições dadas.
20. Reconhecer o âmbito das conetivas proposicionais usadas numa proposição.
Para estudar:
Fotocópias e PDF’s.
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