Duração: 100 minutos.
Objetivos:
1. Distinguir a validade dedutiva e a validade não dedutiva.
2. Distinguir e identificar as formas argumentativas válidas e inválidas estudadas.
3. Completar formas argumentativas.
4. Construir argumentos com essas formas.
5. Identificar e explicar em que consistem os seguintes argumentos não dedutivos: generalizações, previsões, argumentos por analogia e argumentos de autoridade.
6. Conhecer e explicar as regras de validade de cada um desses argumentos não dedutivos.
7. Explicar o que são falácias informais.
8. Identificar e explicar as formas falaciosas dos argumentos não dedutivos estudados.
9. Avaliar argumentos não dedutivos determinando se são válidos ou inválidos.
10. Identificar e explicar em que consistem outras falácias informais: Argumento ad hominem, Apelo à ignorância, Falso dilema, Falácia do espantalho, Falácia da derrapagem e Petição de princípio.
Para estudar:
PDF´s e fotocópias entregues.
No manual adotado:
Da página 74 à página 108.
No Dúvida Metódica:
A relação entre verdade e validade
Validade dedutiva
A importância da validade: duas analogias
Generalizações e previsões
Argumento por analogia
Ficha de revisão: identificação de argumentos não dedutivos
Falácias informais: vídeos
Falácias informais do apelo à ignorância, da derrapagem e do boneco de palha
Qual é a falácia? (Falácia da derrapagem)
Derrapagem: do casamento homossexual ao incesto
Exemplos das falácias do espantalho e da derrapagem
Exemplos da falácia do apelo à ignorância
Milagre ou falácia? (Apelo à ignorância)
Qual é a falácia? (Falso Dilema)
Aconselhados:
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