Na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa escolhemos hoje o manual que usaremos no 11º ano nos próximos anos. Por unanimidade a escolha recaiu no 50 Lições de Filosofia – 11º ano, de Aires Almeida e Desidério Murcho.
No post Os melhores manuais de filosofia para o 11º ano referi cinco manuais que “apresentam corretamente a filosofia aos alunos: como uma discussão crítica de problemas, onde o próprio aluno é chamado a intervir e argumentar, e não como um discurso dogmático. Conseguem, além disso, um equilíbrio entre o rigor filosófico e a clareza e simplicidade, que é indispensável num livro destinado a adolescentes.”
Pois bem, parece-me que o 50 Lições consegue fazer isso ainda um pouco melhor que os outros quatro. Trabalhámos no presente ano letivo com o 50 Lições de Filosofia – 10º ano e foi uma boa experiência. Não me arrependo, pelo contrário, dos elogios que escrevi há cerca de um ano: Boas lições de Filosofia. Ora, o livro do 11º ano consegue ser ainda melhor que o livro do 10º em termos de organização, clareza, adequação das atividades, recursos disponibilizados para os professores, etc.
É um livro que apetece continuar a ler e não apenas consultar. Será por isso um bom instrumento de estudo e um estímulo para o pensamento crítico dos alunos.
Uma palavra de apreço para o Como pensar tudo isto?, de Domingos Faria, Luís Veríssimo e Rolando Almeida, que é na minha opinião o segundo melhor manual de todos os que analisei. Além das qualidades já referidas no post sobre os melhores manuais, destaco os excelentes vídeos com interessantes experiências mentais e, sobretudo, o uso que faz da lógica em todos os capítulos. Nesse aspeto em particular, é melhor que qualquer outro manual e consegue dar sentido à expressão “estudar lógica é estudar as ferramentas do ofício filosófico”.
A bem do ensino da filosofia em Portugal, espero que o 50 Lições, o Como pensar tudo isto? e os outros manuais que destaquei sejam escolhidos pela maioria das escolas portuguesas.
4 comentários:
Obrigado pelas vossas palavras de apreço. E parabéns ao 50 lições por ter conseguido a adoção na Pinheiro e Rosa. O Carlos e a Sara são dois Professores com "P" com quem adorei conversar quando fizemos a apresentação no Algarve. Abraços, Luis.
Como já tinha referido, os 2 são bons manuais. Não obstante, a decisão recaiu sobre o 50 Lições. Parabéns a ambos.
Obrigado pelas vossas palavras e pela vossa escolha. É muito honroso ser escolhido por um grupo como o vosso. E não se acanhem, como de costume, em nos comunicar o que acharem menos adequado, para podermos fazer melhor da próxima vez.
Da minha parte, fazendo equipa no Como Pensar Tudo Isto?, só tenho de ficar feliz pelo vosso reconhecimento. A vossa escolha no 50L é excelente. Muito devo pessoalmente e profissionalmente aos autores do 50L, com quem estes anos todos tenho aprendido muito.
Enviar um comentário