Caros alunos do 11º D e E:
Porque será que a acção descrita no cartoon contraria os conhecimentos que nós possuímos ao nível do senso comum e da ciência?
Imaginem, agora, que a árvore retratada é, afinal, a "árvore do conhecimento"... :)
Bom estudo a todos!
2013-14 11º Matriz Do 5º Teste by SaraRaposo
Links de apoio ao estudo:
1 - Senso comum e ciência
Algumas diferenças entre o senso comum e a ciência
O senso comum não basta para compreender o mundo
Como é que uma criança decide tornar-se cientista?
Exemplos de explicações científicas
Vídeos:
Fé e ciência, segundo Richard Dawkins
Quando o original é mais risível que a caricatura
A aplicação do conhecimento científico em Marte
2 - Popper e Kuhn
Verificabilidade e falsificabilidade – alguns exemplos
O refereeing ou arbitragem científica
O falsificacionismo de Karl Popper
As teorias científicas são falsificáveis
2 Fichas de trabalho: o método e a objectividade na ciência
É preciso avaliar as tradições
A astrologia não é uma ciência: saiba porquê
Átomos e das estrelas à luz da ciência
A filosofia da ciência e as ciências ocultas
A evolução da ciência: Popper e Kuhn
Vídeos:
A teoria de Popper aos pedacinhos
Sem comentários:
Enviar um comentário