Duração: 75 minutos
Objetivos:
1. Conhecer pelo menos 8 exemplos de questões filosóficas.
2. Explicar porque é que as questões filosóficas são concetuais.
3. Explicar porque é que as questões filosóficas são básicas.
4. Saber que as respostas dadas às questões filosóficas raramente são consensuais.
5. Distinguir questões filosóficas de questões não filosóficas em exemplos dados.
6. Mostrar porque é que a filosofia requer pensamento crítico.
7. Indicar o objeto de estudo da Lógica.
8. Explicar o que são proposições.
9. Analisar exemplos, distinguindo frases que expressam proposições de frases que não expressam proposições.
10. Conhecer exemplos de frases diferentes que expressem uma única proposição e de frases que expressem, cada uma delas, várias proposições.
11. Distinguir ambiguidades sintáticas e ambiguidades semânticas.
12. Distinguir diferentes tipos de proposições: afirmativas e negativas; universais, particulares e singulares; e condicionais.
13. Analisar exemplos, identificando neles os diferentes tipos de proposições.
14. Reescrever frases de modo a que as proposições sejam expressas de forma canónica.
15. Explicar as condições de verdade das proposições condicionais.
16. Explicar o que é a negação.
17. Efetuar a negação de proposições apresentadas.
18. Distinguir condições suficientes e necessárias.
19. Distinguir definições implícitas de definições explícitas.
20. Distinguir boas e más definições explícitas.
Leituras:
No Manual 50 Lições de Filosofia: da página 8 à 16 (na página 14 só importa, por agora, a Revisão, ou seja, a ficha de trabalho) e a página 25. O texto da página 26 não foi analisado na aula mas pode ser útil.
No blogue Dúvida Metódica:
Problemas filosóficos e problemas não filosóficos
Estudo da religião: a parte da Sociologia e a parte da Filosofia
Descubra a questão mais básica
Discutir ideias em vez de repetir frases
Identificação, classificação e negação de proposições
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