domingo, 17 de junho de 2012

Da Islândia: contra as adversidades climatéricas e outras

No Verão de 2007 li o romance "Gente independente". Comprei este livro por uma má razão: o título. O autor, com um nome para mim impronunciável, era-me totalmente desconhecido e não sabia nada sobre a história. Todavia, depois de começar a lê-lo acabei por ficar rendida às lendas da inóspita Islândia, aos personagens, à história e às reflexões do escritor, algumas delas bastante filosóficas. É um daqueles casos em que a leitura, depois do leitor ser apanhado pela trama da história, se torna compulsiva, apesar das  479 páginas deste romance.

Nos actuais tempos de crise - financeira, mas também  de "valores" (como se costuma dizer, seja lá o que isso for) - acontece-me muitas vezes lembrar algumas passagens deste livro. Em particular, aquelas que se referem ao elevado preço que o personagem principal, Bjartur, pagou ao longo da sua vida para manter a sua independência e integridade.

Aconselho vivamente a sua leitura!

 Halldor Laxness, Gente independente

A música é da banda islandesa Sigor Ros. As imagens do vídeo são da Islândia e têm muito a ver com o ambiente em que se passa a história narrada no romance "Gente independente". Mas eu não vou explicar porquê. Se quiserem descobrir leiam o livro.

2 comentários:

kassie disse...

Recomendo, do mesmo autor, O Sino da Islândia.

kassie disse...

Recomendo, do mesmo autor, O Sino da Islândia.