quarta-feira, 27 de junho de 2012

A derrota de Portugal num jogo de futebol não é a derrota do português X ou Y

jogadores portugueses chorando após a derrota com a espanha no campeonato europeu de 2012

Relativamente à derrota de Portugal diante da Espanha e ao facto de a seleção portuguesa não chegar à final do campeonato europeu de futebol, há certamente muitas considerações a fazer (nomeadamente sobre os jogadores que o treinador substituiu ou não substituiu e sobre o facto do capitão da equipa – considerado um dos dois melhores jogadores de futebol do mundo – não se ter atrevido a marcar um dos primeiros penáltis para dar o exemplo e assim encorajar os colegas), mas há um aspeto que sobressai acima de todos os outros.

A saber: os portugueses não deviam investir tanto - em termos temporais, emocionais e motivacionais – em algo que não depende deles e que não passa de um mero jogo de azar, sempre sujeito aos tropeções do acaso. Os cidadãos portugueses que neste momento se sentem infelizes com a derrota da seleção portuguesa fazem-me lembrar as pessoas que se zangam com os atores que, em filmes ou telenovelas, representam personagens malvadas quando os encontram na rua. Ou seja: confundem a realidade e a ficção.

1 comentário:

Murilo A. D. dos Santos disse...

O futebol é paixão e sofrimento, algo que faz parte da cultura e da alma dos portugueses. O fado - outra significativa expressão desta cultura e desta alma - também representa essa paixão e esse sofrimento.