sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cinema na ESPR: A ONDA

filme a ondaNa próxima quarta-feira, dia 13 de Outubro, o Clube de Cinema da Escola Secundário de Pinheiro e Rosa exibe o filme A ONDA, de Dennis Gansel.

Não vi o filme, mas, a avaliar pelo trailer e pela sinopse, parece ser muito interessante.

Sinopse:

Alemanha, nos dias de hoje. No âmbito da Área de Projecto, o professor de liceu Rainer Wenger (Jurgen Vogel) propõe uma experiência, para explicar aos seus alunos como é que funcionavam os governos totalitários. Começa assim um jogo de personagens, cujos resultados serão trágicos. Ao fim de algum tempo, o que começou com inofensivas noções sobre disciplina e vivência em comunidade transforma-se num verdadeiro movimento: "A Onda". Ao terceiro dia, os estudantes começam a ostracizar-se e a ameaçarem-se uns aos outros. Quando o conflito finalmente estala em violência, o professor decide interromper a experiência. Mas é demasiada tarde. "A Onda" está fora de controlo...

Ficha Técnica:

Realização:  Dennis Gansel
Com:  Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt
Género: Drama
Distribuição:  Ecofilmes/Vitória Filme
Classificação: M/16
Alemanha, 2008
Duração: 101 minutos
Data de estreia nacional: 8 de Janeiro de 2009

Para mais informações contactar os professores André Ramos e Sara Carvalho, do Clube de Cinema.

7 comentários:

Valter Boita disse...

Muito bom o filme e muito pertinente esta referência.
Abraço e continuação de um bom trabalho

Carlos Pires disse...

Obrigado Valter.

Carlos Café disse...

O filme é excelente, Carlos. Felicita por mim os colegas do clube de cinema aí da vossa escola. Eu dinamizo o clube de cinema aqui da Teixeira Gomes. O post que abriu o blogue do clube, que tem o nome de sala de cinema, diz respeito a esse filme. Se estiverem interessados em dar uma vista de olhos (e, quem sabe, trocar experiências e/ou materiais) aqui fica o link:

http://saladecinemaesmtg.blogspot.com

Saudações cinéfilo-filosóficas!

Carlos Pires disse...

Carlos:

Já recomendei aos colegas que dinamizam o Clube os teus blogues, mas vou recomendar outra vez.
Obrigado!

LV disse...

O filme que referem é muito pertinente e teve grande impacto nos alunos com quem já visionei o filme. No ano passado, pude integrar este filme nas minhas actividades nos cursos profissionais. E as actividades que os alunos realizaram demonstraram que, no mais banal comportamento, podem estar escondidos preconceitos e convicções não ponderadas. O único problema é ter acesso ao filme. Não tenho conhecimento que esteja a ser comercializado por cá. Será que está?
Saudações a todos,
Luís Vilela.

Anónimo disse...

O filme é excelente. Muito bom mesmo.

Helena

Carlos Pires disse...

Luís:

Não sei. Obrigaddo.

Helena:

Obrigado.