quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cortar um seio com uma serra eléctrica será um abuso da liberdade de expressão?

«Um episódio da temporada 5 da série americana Nip/Tuck, em que se vê uma mulher despir-se na sala de espera da clínica, perante o olhar atónito dos outros pacientes, pegar numa serra eléctrica e amputar o seio, deixou chocada a associação Parents Television Council, depois da exibição do episódio na semana passada no canal por cabo FX. (...)
O Parents Televison Council já protestou contra as séries Dexter ou South Park. Desta vez, contactou os anunciantes do canal FX pedindo-lhes que não anunciassem mais, de forma a colocar o programa em dificuldades».

Trata-se de uma notícia do Ípsilon, suplemento do jornal Público. Clique para ler mais.
Ao inserir na história uma cena que quase todas as pessoas consideram muito chocante e que é susceptível de perturbar algumas delas, nomeadamente as crianças, terão os argumentistas abusado da liberdade de expressão?
A tentativa da associação Parents Television Council de prejudicar a série, procurando convencer os anunciantes a escolher outros programas para colocar os seus anúncios publicitários, constituirá uma inaceitável forma de censura ou a defesa de um limite legítimo à
liberdade de expressão?

Sem comentários: