Duração: 90 minutos + 10 minutos de tolerância.
Objetivos:
1. Explicar e discutir as críticas de Hume a Descartes.
2. Mostrar como Hume classifica e relaciona os conteúdos mentais.
3. Explicar em que consiste o princípio da cópia.
4. Explicar a rejeição empirista das ideias inatas.
5. Distinguir as questões de facto e as relações de ideias.
6. Distinguir conhecimento a priori e a posteriori.
7. Discutir a opinião de Hume de que nenhum conhecimento a priori é substancial.
8. Explicar o modo como Hume entende a causalidade.
9. Explicar a objeção à perspetiva de Hume acerca da causalidade segundo a qual a existência de conexões causais é a explicação mais plausível das conjunções constantes.
10. Explicar as objeções de Thomas Reid à perspetiva de Hume acerca da causalidade.
11. Explicar a análise feita por Hume ao problema da indução.
12. Mostrar porque é que David Hume se considera um cético moderado.
13. Comparar a perspetiva racionalista e a perspetiva empirista quanto ao problema da origem do conhecimento.
14. Avaliar e discutir as ideias de David Hume acerca do conhecimento.
Natureza das questões:
Escolha múltipla; identificação e avaliação de exemplos; questões de resposta curta e de resposta extensa.
Para estudar:
No Manual: da pág. 171 à pág. 191.
PDF’s dados aos alunos.
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