Duração: 90 minutos + 10 minutos de tolerância.
Objetivos:
1. Explicar em que consiste o problema da fundamentação da moral.
2. Explicar porque é que o utilitarismo de Stuart Mil é uma ética consequencialista.
3. Explicar porque é que o utilitarismo de Stuart Mil é uma ética hedonista.
4. Distinguir prazeres inferiores e superiores.
5. Explicar o que é, segundo Stuart Mill, o princípio da utilidade.
6. Aplicar o princípio da utilidade a casos concretos e determinar se a ação em causa é moralmente correta ou incorreta.
7. Explicar porque é que, para o utilitarismo de Stuart Mil, os deveres não são absolutos.
8. Explicar porque é que o utilitarismo não é uma ética relativista.
9. Explicar as objeções ao utilitarismo de Stuart Mil estudadas.
10. Explicar porque é que a ética defendida por Kant é deontológica.
11. Explicar o que é, segundo Kant, o imperativo categórico.
12. Explicar a primeira fórmula (chamada fórmula da lei universal) do imperativo categórico.
13. Explicar a segunda fórmula (chamada fórmula da humanidade) do imperativo categórico.
14. Aplicar as duas fórmulas do imperativo categórico a casos concretos e determinar se a ação em causa é moralmente correta ou incorreta.
15. Explicar porque é que ética deontológica não é uma ética relativista.
16. Distinguir ações contrárias ao dever, ações por dever e ações em conformidade ao dever (motivadas por sentimentos e motivadas pelo interesse).
17. Explicar porque é que, para Kant, a intenção é que confere valor moral às ações.
18. Distinguir imperativo categórico e imperativo hipotético.
19. Explicar porque é que, para Kant, os deveres são absolutos.
20. Explicar o que entende Kant por boa vontade.
21. Distinguir autonomia e heteronomia.
22. Explicar as objeções à ética deontológica de Kant estudadas.
23. Comparar e avaliar a ética de Stuart Mill e a ética de Kant.
24. Aplicar os conteúdos de lógica.
Natureza das questões:
Escolha múltipla; identificação e avaliação de exemplos; questões de resposta curta e de resposta extensa.
Para estudar:
Partes assinaladas das seguintes páginas do Manual: 132-134, 136-138, 140-145.
PDF’s dados aos alunos.
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