Duração: 50 minutos.
Objetivos:
1. Conhecer os operadores verofuncionais: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.
2. Reescrever frases de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
3. Formalizar proposições.
4. Conhecer e compreender a tabela de verdade de cada operador proposicional.
5. Determinar as condições de verdade de proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.
6. Explicar o que são argumentos.
7. Distinguir argumentos e não argumentos.
8. Descobrir premissas ocultas em entimemas.
9. Colocar argumentos na expressão canónica.
10. Formalizar argumentos.
11. Distinguir a validade dedutiva e a validade não dedutiva.
12. Testar a validade de formas argumentativas através de inspetores de circunstâncias.
13. Distinguir e identificar as formas argumentativas válidas e inválidas estudadas.
14. Completar formas argumentativas.
15. Construir argumentos com essas formas.
Para estudar:
No Dúvida Metódica:
Condições necessárias e suficientes: análise de um exemplo
A negação de proposições condicionais
A relação entre verdade e validade
Validade dedutiva
A importância da validade: duas analogias
No manual adotado:
Da página 14 à 15. Da página 51 à 63. Página 66. Da página à 83.
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