Objetivos
1. Efetuar a negação de proposições apresentadas.
2. Explicar o que é um argumento.
3. Distinguir argumentos de não argumentos.
4. Identificar a conclusão e as premissas de argumentos apresentados.
5. Explicar o que é um argumento válido.
6. Avaliar intuitivamente a validade de argumentos apresentados.
7. Identificar e construir os argumentos válidos estudados: modus ponens e modus tollens.
8. Distinguir os argumentos válidos estudados das formas falaciosas: negação da antecedente e afirmação da consequente.
9. Explicar o que é uma ação.
10. Distinguir as ações de outras coisas que fazemos e daquilo que nos acontece.
11. Relacionar ação e deliberação.
12. Apresentar o problema do livre-arbítrio.
13. Explicar a teoria do Determinismo Radical.
14. Explicar a teoria do Libertismo.
15. Explicar a teoria do Determinismo Moderado.
16. Comparar e discutir as três teorias.
17. Justificar a posição pessoal acerca do problema do livre-arbítrio.
Natureza das questões:
Escolha múltipla, questões de resposta curta, avaliação de exemplos e questões de resposta extensa.
Para estudar:
PDF’s e fotocópias entregues.
No manual: páginas (nalguns casos apenas as partes indicadas) 49, 50, 51, 52, 53, 63, 64, 65, 71 e 75.
No blogue Dúvida Metódica:
O que é um argumento?
Ficha de Trabalho – Argumentos
A relação entre verdade e validade
Afirmação da antecedente e negação da consequente
Pêssegos e duelos: exemplos ilustrativos do problema do livre-arbítrio
Um homem livre que não acreditava no livre-arbítrio
O livre-arbítrio existe, pois temos consciência dele
Aconselhados:
Tive, por acaso, possibilidades de escolha?
Terá o determinista radical razão?
Na opinião dos alunos, existe ou não livre arbítrio?
Se o determinismo radical for verdadeiro, salvar 155 pessoas não tem qualquer mérito
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