Duração: 50 minutos.
Objetivos:
1. Explicar o que é o senso comum.
2. Distinguir senso comum e ciência explicando as diversas características estudadas.
3. Explicar o que é uma hipótese.
4. Formular o problema da demarcação.
5. Explicar e exemplificar o que é uma pseudociência.
6. Mostrar como é que o critério da verificabilidade permite estabelecer um critério de demarcação entre ciência e não ciência.
7. Explicar a objeção das leis da natureza ao critério da verificabilidade.
8. Mostrar como é que o critério da confirmabilidade permite estabelecer um critério de demarcação entre ciência e não ciência.
9. Criticar o critério da confirmabilidade tendo em conta o problema da indução.
10. Explicar o que defende o falsificacionismo relativamente à ciência.
11. Mostrar como é que o critério da falsificabilidade permite estabelecer um critério de demarcação entre ciência e não ciência.
12. Avaliar afirmações para apurar se são ou não verificáveis e falsificáveis.
13. Explicar a objeção ao falsificacionismo que sustenta que este não permite compreender a cientificidade das afirmações particulares.
14. Formular o problema do método científico.
15. Explicar a perspetiva indutivista do método científico.
16. Explicar as objeções ao indutivismo estudadas: a ciência estuda fenómenos inobserváveis; a observação pura não é possível.
17. Explicar a posição de Popper relativamente à indução.
18. Explicar a perspetiva falsificacionista do método científico.
19. Explicar as objeções ao falsificacionismo estudadas.
20. Comparar o indutivismo e o falsificacionismo.
A. Conhecer exemplos ilustrativos de todos os conceitos referidos.
B. Identificar os conceitos referidos em exemplos dados pelo professor.
Natureza das questões:
Escolha múltipla, questões de resposta curta e uma questão de resposta extensa.
Para estudar:
No manual: da página 193 à página 214.
No blogue Dúvida Metódica:
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