segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Maria Callas: a maior soprano de sempre

90º Aniversário de Maria Callas

Para quem não sabe, Maria Callas faria hoje 90 anos.

Ela foi uma cantora lírica americana de ascendência grega. É considerada a maior soprano de todos os tempos. Para perceber porquê basta ouvi-la, sem preconceitos - frequentes em alunos, pelo que observo - em relação a um certo tipo de música (ópera e música clássica) .

Atrevo-me a dizer que esta música é mesmo música e não ruído, o que é mais comum alguns adolescentes ouvirem hoje em dia. É claro que esta minha opinião é discutível, mas tenho dúvidas que alguém consiga provar-me o contrário. Podem tentar, eu agradeço! :)

2 comentários:

João Rodrigues disse...

Lamento informá-la de que não se diz a soprano, ainda que a voz seja feminina. Diz-se o soprano, o mezzosoprano e o contralto. É um erro crasso que revela um total desconhecimento do termo técnico. Para isso, poderia ter usado a cantora lírica!

Sara Raposo disse...

João,

Começo por lhe agradecer a sua correcção e o facto de ter escrito o seu nome no segundo comentário, em vez de o enviar como anónimo. Pois, é verdade que eu não tenho conhecimentos técnicos de música, sou apenas professora de Filosofia do ensino secundário, sem formação musical. Que deveria ter pesquisado acerca do assunto, devia. Muito obrigada pela suas observações. Costumo aprender com as pessoas que me apontam os erros!