terça-feira, 8 de maio de 2012

A ESPR na Assembleia Municipal de jovens

bancadas escolares

Este é um post convidado de André Ramos, professor de Educação Física, que se empenha muito por incentivar a participação na vida política.

Realizou-se, no passado dia 25 de Abril, a primeira  Assembleia Municipal de Jovens, no Salão Nobre da CM de Faro.
A Assembleia Municipal de Jovens foi organizada pelo Juvfaro (Conselho Municipal de Juventude do Município de Faro) e é um projeto dirigido às escolas - do ensino secundário e universitário - que pretende envolver os estudantes na vida do município, contribuindo assim para a sua formação cívica e dando-lhes a possibilidade de conhecer melhor as funções e o funcionamento dos órgãos autárquicos. Pretende-se contribuir para a criação de um espaço de debate e de aproximação entre os representantes eleitos e a população jovem, tornando possível o exercício da cidadania e a criação dos alicerces, no futuro, para uma maior participação na vida política da cidade.
A escola secundária de Pinheiro e Rosa foi representada pelos alunos Emanuel Noivo e Alexandre Mendes (10º B), Miguel Dionísio e Diogo Laranjo (11º D) e Catarina Bárbara (11ºF).  Estes alunos apresentaram propostas para responder à questão:

Como podemos melhorar Faro?

bancada_Pinheiro e Rosa

Eis as propostas apresentadas pelos alunos que representaram a Escola Secundária de Pinheiro e Rosa.

«1. Criação de um circuito escolar (do minibus).

O projeto “circuito escolar” pretende ajudar o transporte dos alunos para cada escola. O objetivo é criar dois tipos de circuitos diferentes para cada secundária. Os horários destes seriam pensados tendo em conta o horário escolar das escolas em questão. É necessário que este projeto seja levado a sério e bem pensado. Há alunos que para chegarem à Escola Pinheiro Rosa têm que esperar por autocarros de dois circuitos diferentes e estes não são seguidos. Por exemplo: quem mora junto ao Fórum, tem de apanhar um circuito para a Eva e outro para a escola. Com este “circuito escolar” os alunos apenas teriam de apanhar o autocarro da respectiva escola. Assim, mesmo que a paragem do autocarro ficasse a 5 minutos de casa, os alunos sabiam que aquele autocarro iria directo para a escola e chegaria a tempo das aulas. O ideal era que os horários de chegada à escola fossem planeados de modo a que os alunos chegassem à escola pelas 8.30, depois às 10.15, 11.50, 15.10 e, por fim, às 16.00 com o objetivo de trazer todos os alunos à escola e a tempo das aulas. No regresso, os autocarros partiam das escolas às 10.20, 13.40, às 18h e por fim às 18.40. Com estes horários todos os alunos teriam transporte garantido para a escola e para casa (os diretores de turma das várias escolas poderiam fazer um levantamento das necessidades dos alunos de cada turma).

É, de facto, necessário dotar a escola Secundária Pinheiro e Rosa com um melhor serviço de transportes públicos. Esta é, das escolas secundárias de Faro, aquela que tem pior localização e piores acessos. As outras secundárias estão ambas muito bem localizadas. Além disso, as duas outras secundárias sofreram obras da Parque Escolar e, por isso, a nossa escola sem melhores transportes não poderá concorrer em pé de igualdade com as outras. É de salientar que a implementação deste projeto faria muito mais gente optar pela nossa escola e seria uma forma justa de compensar a sua localização geográfica periférica.

2. Elaboração de um plano de evacuação para a cidade de Faro.

Não sabemos se existe ou não um plano como este para a nossa cidade. Pode até já existir, mas não temos conhecimento dele nem os habitantes da cidade. Portanto, caso já exista, precisa de ser amplamente divulgado. Se assim não for, precisa de ser criado, pois a cidade de Faro, devido à sua localização geográfica numa zona sísmica, pode estar sujeita a uma catástrofe a qualquer momento. Pensamos que a população deveria estar devidamente informada ou pelo menos ter a mínima noção do que deve fazer no caso de suceder um fenómeno como um sismo e/ou maremoto.

3. Promoção de espaços verdes e/ou zonas lúdicas.

Existe um sentimento geral, entre nós (jovens), de que em Faro existe pouco para fazer fora de casa e o que existe está mal explorado e divulgado. Espaços como o Skatepark deveriam existir com maior abundância na cidade. Já agora, é de referir que a iluminação do Skatepark não é, muitas vezes, accionada. Contudo, é ao fim da tarde ou mesmo à noite que muita gente tem tempo de passar um bom bocado neste local. Era necessário que existissem mais campos de futebol e basquetebol acessíveis às pessoas - zonas de lazer que as chamassem para fora de casa. Seria também desejável que houvesse uma maior dinamização do jardim da Alameda e do relvado junto ao Fórum Algarve. Para revitalizar a baixa de Faro, e em particular do comércio, seria muito importante criar um parque infantil, com aparelhos diversificados apropriados a crianças de diferentes faixas etárias. A existência de uma zona lúdica infantil levaria as famílias a procurarem muito mais a baixa e incentivaria o comércio.»

Sem comentários: