quinta-feira, 12 de abril de 2012

Filosofia tintim por tintim: um novo blogue

home_banner_2 Para aceder ao blogue, clique na imagem do Tintim no Tibete.

Na mensagem de boas vindas aos leitores deste novo blogue, escrevi:

"Filosofia? Que nova disciplina é essa? O propósito deste blogue é responder a esta questão. Dar a conhecer, discutir e divulgar ideias filosóficas junto dos alunos que ainda não iniciaram o 10º ano e outros eventuais interessados. Além disso, pretende-se promover o interesse pela leitura e outras actividades culturais (...afinal, a Filosofia não é um bicho de sete cabeças!)."

Os posts contam com a colaboração dos meus alunos do 10º B. A todos eles agradeço o contributo inicial que já deram para divulgar a disciplina de Filosofia junto dos colegas do 9º ano que amanhã, no Dia Aberto, visitarão a nossa escola.

Obrigado a todos pela vossa generosa partilha, espero que seja o início de muitas outras!

2 comentários:

regina jeronimo disse...

Eis um bom exemplo de divulgação da ESPR e de motivação para o estudo de uma disciplina nova para os alunos que ingressam no ensino secundário regular. A motivação para esta disciplina, atrevo-me a dizê-lo, é para a maioria dos alunos nula. Porquê? A educação dos nossos jovens alunos, desde a infância,é carente de bons hábitos: diálogo, leitura, reflexão.
Os professores, porém, alguns que, apesar das adversidades,ainda abraçam a sua profissão com muito zelo, carinho, loucura... continuam na prossecução dos seus sonhos.
Atentemos num dos poemas de "Mensagem",que parece ajustado ao momento de letargia que,infelizmente, não diverge do início do séc. passado.

NEVOEIRO
Nem rei nem lei, nem paz nemguerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer — Brilho sem luz e sem arder,
Como o que o fogo-fátuo encerra.
Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.(Que ânsia distante perto chora?)Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

É a Hora!
Fernando Pessoa, in Mensagem

É sempre a hora de agirmos para mudar e melhorar.

Sara Raposo disse...

Regina,

Agradeço as tuas palavras amáveis e o belo poema. Fazer coisas, coisas que impliquem alunos e estudo, não há outra forma de sobreviver às condições que nos são dadas como professores...pelo menos eu não tenho!