segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Estudar Filosofia no Dia dos Namorados

Uma vez que amanhã é Dia dos Namorados, e sabendo que quase todos os alunos adoram ópera, deixo aqui um excerto particularmente romântico de “Roméo et Juliette”, de Charles Gounod.

Oxalá promova a vossa concentração no estudo e na reflexão, uma vez que o teste de quarta e quinta exige ambas as coisas em quantidades elevadas. Até porque se diz que a Filosofia é o amor ao saber… :-)

2 comentários:

Aires Almeida disse...

Mas que excelente sugestão, Carlos! O Romeu e Julieta, de Gounod, está longe de ser das minhas óperas preferidas, mas este excerto inclui uma das árias que eu ouvi mais vezes e que ainda não me cansei de ouvir. É uma das árias que melhor exemplifica a paixão amorosa. Não é a ária mais conhecida da ópera (essa é, sem dúvida, o Je veux vivre dans ce rêve), mas é, na opinião deste leigo, o seu ponto mais alto em termos musicais. E os intérpretes aqui são excelentes. Penso que o francês Roberto Alagna é o Romeu ideal e a sua voz tem um lirismo especial. Conheço melhor a gravação que fez com a sua mulher verdadeira, o soprano romeno Angela Gheorghiu, e que é fogo. Parece-me melhor do que a Netrebko aqui, que também é uma excelente cantora. Mas o fogo que transborda da dupla Alagna/Gheorghiu é contagiante (não admira, entre um verdadeiro casal na vida real) e até o flautim a anunciar o canto da cotovia parece mais vivo. Obrigado por me reenviares novamente para lá.

Carlos Pires disse...

Obrigado Aires. Nunca vi, ou sequer ouvi, esta ópera inteira, mas gosto de algumas árias que ouvi aqui ou ali - e desta acima de todas.
Já ouvi muitas coisas da Netrebko e da Gheorghiu e é difícil escolher, mas o especialista és tu. :)