quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A juventude, a idade adulta e a meia idade

image

image

Encontram-se em exibição nas salas de cinema portuguesas dois filmes que vale a pena ver: "Jovem Adulta" do realizador Jason Reitman (para saber mais pode ler aqui) e  "Três vezes 20 anos" de Julie Gavras (para saber mais pode ler aqui).

Ambos os filmes pretendem ser uma reflexão acerca de alguns dos problemas que se colocam em diferentes fases da vida e mostram-nos o que acontece a pessoas comuns: umas que se tornaram adultas mas que se recusam a sê-lo e outras que são adultas mas se recusam a envelhecer. Dois retratos realistas e convincentes.

Uma das vantagens destes dois filmes é fazer-nos compreender que, embora em etapas distintas, pensar numa questão filosófica como o sentido da vida pode não ser uma especulação abstrata e vã. Na verdade, quer seja na idade adulta ou na meia idade, a capacidade de nos distanciarmos das nossas vivências e sentimentos imediatos, analisando-os de forma impiedosa e crítica, pode mesmo ser a única forma de dar algum significado às nossas fugazes vidas.

Bons filmes!

Sem comentários: