terça-feira, 6 de setembro de 2011

Diálogos entre a Filosofia e a Ciência

image

Bárbara Roque Ferreira é uma jovem (nascida em 1988) estudante de Medicina da Universidade de Coimbra e publicou um livro, Voando com as minhas asas – Diálogos entre a Filosofia e a Ciência. Nele reflecte acerca da relação entre a Filosofia e Ciência: o que distingue e aproxima estes dois tipos de saber? Precisam um do outro?

Duas opiniões que podem ser lidas na contracapa do livro:

"Muitos jovens estudantes de talento e sensibilidade ficam fascinados ao contactar com a filosofia. Foi o caso da Bárbara. E para partilhar esse fascínio escreveu este livro. O gosto pelo pensamento filosófico e a sensibilidade crítica perpassam estas páginas, assim como uma atitude poética perante uma realidade que só parece banal quando não a olhamos com olhos de ver. Este livro ajuda o leitor a ver para lá da aparente banalidade da realidade. E, ao fazer isso, ajuda-o também a ganhar autonomia para voar com as suas próprias asas."

Desidério Murcho, Filósofo, Professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.

"A primeira vez que a Bárbara me impressionou foi num exame de uma disciplina médica. O rigor, a compreensão, a estrutura do raciocínio, estavam ali à vista. E sabia, pelo menos, tanto como eu. Da segunda vez que a encontrei, apresentou-me este livro. Desta vez, fui eu que aprendi. E perguntei-lhe, incrédulo: como é possível uma rapariga de vinte e poucos anos ter chegado até aqui? O certo é que chegou. Chegou ao ponto em que os cientistas raramente chegam: ao questionar das bases do conhecimento, ao pensamento que, para além do rigor, avança em profundidade. Através de uma história agradável de ler, sempre acompanhada pelos clássicos da filosofia e da psicologia, enquanto ela e as suas personagens voam pela sabedoria, o leitor pode preparar-se para voar sobre os fundamentos de tudo quanto é humano. A começar pela “rigorosa” ciência que vamos fazendo."

J. L. Pio Abreu, Psiquiatra, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

 

Vale a pena ler, para perceber como se pode pensar por si e com clareza.

O livro pode ser adquirido no site da Editora:  aqui.

E também nalguns dos sites e das livrarias indicados no site da Editora: aqui.

1 comentário:

William Fontana disse...

Acho muito instrutivo este site, a relação ente filosofia e ciência hoje apesar de afastada tem mesmo tronco de origem, por isso sempre curzam-se volta e meia.