sábado, 18 de julho de 2009

O elogio da dificuldade: a matemática e a felicidade dos alunos

neurocirurgião JoãoLoboAntunesPode ler no blogue De Rerum Natura um texto extraordinário de João Lobo Antunes (professor de Medicina e neurocirurgião).

Fala da relação da matemática com as ciências biomédicas e da importância de uma educação de qualidade. De passagem zurze as ideias pedagógicas conhecidas como “eduquês” (e que são, infelizmente, defendidas por muitos professores e outros responsáveis pelo sistema de ensino).

Eis 4 pequenos excertos, para abrir o apetite:

Mostrou-se “há anos que a nota de matemática do 12.º ano era, dos vários parâmetros analisados, aquele que tinha melhor valor preditivo quanto ao sucesso escolar subsequente dos alunos de medicina”.

“Não resisto citar o que o [romancista] José Cardoso Pires me escreveu numa carta: ‘Por causa de três cadeiras não conclui a licenciatura em Matemáticas: hoje estou arrependido porque com certeza escreveria melhor...’ A Matemática e o Português têm, como se vê, uma insondável ligação.”

“Quanto ao fácil e ao difícil, confesso que sou, por formação e método, um partidário feroz da dificuldade, tema que tratei numa ‘oração de sapiência’ chamada ‘O elogio da dificuldade’.”

“A missão da escola não é fazer os alunos felizes, mas sim (…) dar-lhe instrumentos para a construção da sua própria felicidade, além de, como citava T.S. Eliott, fornecer-lhes os meios para ganharem honestamente a vida e equipá-los para desempenhar o seu papel como cidadãos plenos numa democracia. Para isso a escola deve desenvolver o necessário equipamento cognitivo e muscular as qualidades indispensáveis para estas tarefas, preparando-os assim para a ‘luta do mundo’. A minha tese é pois, muito simples: a escola fácil não cumpre a missão de preparar os alunos para a vida difícil.”

Vale a pena ler o resto!

3 comentários:

Manuela Araújo disse...

Não podia estar mais de acordo. Subir notas na razão inversa da dificuldade dos exames, não é de todo uma boa opção. Nem para os alunos, nem para o país.

Também concordo que a matemática é uma ferramenta útil e essencial em vários campos do saber, e mesmo na vida real. Ajuda a colocar os problemas na perspectiva correcta.

Carlos Pires disse...

Manuela:

Se perguntarmos aos promotores desse facilitismo, eles também dirão que sim, que defendem a exigência. E no entanto fazem o que fazem. E o que fazem é um crime autêntico, com danos no presente e no futuro.
Isso tem 2 causas: interesses políticos e a nefasta ideologia conhecida como "eduquês".

cumprimentos!

Anónimo disse...

"a escola fácil não cumpre a missão de preparar os alunos para a vida difícil."
Ok
Mas onde está a escola fácil?
Em Portugal a escola é fácil?
Se fosse não teríamos a maior taxa de retenção da comunidade europeia!
Os chavões não nos resolvem os problemas!