quarta-feira, 24 de junho de 2009

Concerto das Orquestras Geração

O concerto será no 1 de Julho, pelas 18h00, no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Entrada Livre.

Informação recebida da Fundação Calouste Gulbenkian:

«Inspiradas no modelo do Programa das Orquestras Sinfónicas Infantis e Juvenis da Venezuela, de que a Orquestra Simón Bolívar é o expoente máximo, as Orquestras Geração são um exemplo da utilização do ensino da música como meio para favorecer a inclusão social.

A orquestra inicial, criada em 2007 no âmbito de um projecto social mais alargado no Casal da Boba (Amadora), tem vindo a integrar novos agrupamentos. Em Vialonga (Vila Franca de Xira) e no Bairro da Mira (Amadora) estão em formação mais duas orquestras, abrangendo mais de 190 crianças no total. É este conjunto de jovens que se apresenta agora a público. São alunos do 5º ao 7º ano de escolaridade, na sua maioria, que desta forma aprendem a expressar-se através da música e a desenvolver a auto-confiança e o conhecimento necessários a um crescimento equilibrado, esperançoso, afastado da exclusão e da marginalidade.

No ano lectivo 2009/2010 está previsto o lançamento de mais seis orquestras juvenis na Área Metropolitana de Lisboa (Sintra, Sesimbra, Barreiro, Loures e Oeiras) incluindo outra na Amadora, desta feita, no Bairro do Zambujal.

Sob coordenação pedagógica da Escola de Música do Conservatório Nacional, actualmente as Orquestras Geração são patrocinadas pelas Câmaras Municipais da Amadora e de Vila Franca de Xira, as Fundações Calouste Gulbenkian e EDP, a Iniciativa Comunitária EQUAL e as empresas Central de Cervejas e Dolce Vita – Chamartin.»

Orquestras geração

1 comentário:

Anónimo disse...

ola dono ou dona do blogue olhe eu ando numa das escolas onde ha a orquestra e voce tem uma informacao errada nao e alunos do 5º ao 7º é do 5º ao 9º as minhas amigas sao do 9º ano e andam na orquestra :D mas o blog esta giro