sábado, 7 de março de 2009

O Deco não percebe nada de Epistemologia

O futebolista Deco é protagonista num anúncio publicitário a um site de apostas desportivas – a que chamarei Y (para não me tornar colega do Deco na campanha publicitária).

Nesse anúncio, Deco faz duas perguntas aos leitores: “Sabe qual vai ser o resultado do Sporting-Paços de Ferreira? Porque não põe os seus conhecimentos à prova no site Y?”

De acordo com a chamada definição tradicional de conhecimento, este implica necessariamente três condições (e discute-se se não implicará também uma quarta condição): crença, verdade e justificação. Se essas condições forem de facto necessárias (e provavelmente são: o que se discute é se – as três juntas - são suficientes), as perguntas do futebolista não fazem qualquer sentido. Nenhum leitor do anúncio, nem aliás nenhum outro ser humano, pode possuir o conhecimento referido por Deco. Porque...

Teste a sua compreensão desse tema respondendo a esta pergunta simples: porquê?

Se não receasse abusar da paciência dos leitores do Dúvida Metódica (sobretudo dos que são também alunos), faria ainda outra pergunta: haverá alguma falácia no anúncio? Qual (ou quais)?


Sem comentários: