Ano letivo: 2019/2020
Duração do teste: 90 minutos
Estrutura do teste: contém itens de
escolha múltipla, correspondências, itens de resposta curta, itens de resposta
restrita e um item de resposta extensa.
Objetivos:
1. Conhecer pelo menos oito exemplos de questões
filosóficas.
2. Explicar porque é que as questões filosóficas
são concetuais.
3. Explicar porque é que as questões filosóficas
são básicas.
4. Explicar porque é que as questões filosóficas
estão em aberto.
5. Distinguir questões filosóficas de questões
não filosóficas em exemplos dados.
6. Mostrar porque é que a filosofia requer
pensamento crítico.
7. Explicar o que é a lógica.
8. Explicar o que é uma proposição.
9. Distinguir frases que exprimem proposições de
frases que não exprimem proposições.
10. Explicar o que são ambiguidades e distinguir
ambiguidades semânticas e ambiguidades sintáticas.
11. Explicar porque é importante – na filosofia e
noutras áreas do conhecimento - evitar ambiguidades.
12. Classificar proposições quanto à qualidade
(afirmativas e negativas) e quanto à quantidade (universais, particulares e
singulares).
13. Reescrever frases universais, particulares e
singulares de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
14. Nomear e explicar as relações lógicas
contidas no Quadrado da Oposição.
15. Determinar o valor de verdade de proposições
dadas tendo em conta o Quadrado da Oposição.
16. Negar proposições universais, particulares e
singulares.
17. Explicar o que é uma conetiva (ou operador)
proposicional.
18. Distinguir proposições simples e compostas.
19. Nomear as conetivas proposicionais
consideradas pela lógica proposicional: negação, conjunção, disjunção
(inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.
20. Identificar a forma canónica e algumas formas
alternativas de cada conetiva proposicional.
21. Reescrever frases com conetivas
proposicionais de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
22. Identificar e usar os símbolos
representativos das conetivas proposicionais (constantes lógicas).
23. Saber o que são variáveis proposicionais.
24. Fazer o dicionário de proposições dadas.
25. Formalizar proposições dadas.
26. Reconhecer o âmbito das conetivas
proposicionais usadas numa proposição.
27. Compreender a tabela de verdade de cada
operador proposicional.
28. Compreender o que são condições suficientes e
condições necessárias.
29. Determinar as condições de verdade de
proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.
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