Ano letivo: 2018/2019
Duração: 90 minutos.
Estrutura: contém itens de escolha múltipla, correspondências, itens de resposta curta, itens de resposta restrita e um item de resposta extensa.
Objetivos:
1. Explicar o que é a lógica.
2. Explicar o que é uma proposição.
3. Distinguir frases que exprimem proposições de frases que não exprimem proposições.
4. Classificar proposições quanto à qualidade (afirmativas e negativas) e quanto à quantidade (universais, particulares e singulares).
5. Reescrever frases universais, particulares e singulares de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
6. Nomear e explicar as relações lógicas contidas no Quadrado da Oposição.
7. Determinar o valor de verdade de proposições dadas tendo em conta o Quadrado da Oposição.
8. Negar proposições universais, particulares e singulares.
9. Explicar o que é uma conetiva (ou operador) proposicional.
10. Distinguir proposições simples e compostas.
11. Nomear as conetivas proposicionais consideradas pela lógica proposicional: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.
12. Identificar a forma canónica e algumas formas alternativas de cada conetiva proposicional.
13. Reescrever frases com conetivas proposicionais de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
14. Identificar e usar os símbolos representativos das conetivas proposicionais (constantes lógicas).
15. Saber o que são variáveis proposicionais.
16. Fazer o dicionário de proposições dadas.
17. Formalizar proposições dadas.
18. Reconhecer o âmbito das conetivas proposicionais usadas numa proposição.
19. Compreender a tabela de verdade de cada operador proposicional.
20. Compreender o que são condições suficientes e condições necessárias.
21. Determinar as condições de verdade de proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.
22. Explicar o que são argumentos.
23. Distinguir argumentos e não argumentos.
24. Identificar as premissas e a conclusão de argumentos dados.
25. Descobrir premissas ocultas.
26. Colocar argumentos na expressão canónica.
27. Formalizar argumentos.
28. Distinguir a validade dedutiva e a validade não dedutiva.
29. Avaliar intuitivamente a validade ou invalidade de argumentos dedutivos.
30. Testar a validade de formas argumentativas através de inspetores de circunstâncias.
Para estudar:
Fotocópias.
PDF’s.
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