Duração: 90 + 10 minutos de tolerância
Temas:
1. O que é a retórica?
2. Em que medida o logos, o ethos e o pathos são meios de persuasão?
3. Como se diferenciam a persuasão racional e manipulação?
4. O que é a Epistemologia?
5. Em que consiste o saber-fazer?
6. Em que consiste o conhecimento de contacto?
7. Em que consiste o conhecimento proposicional?
8. Qual é a definição tradicional de conhecimento?
9. Porque é que a crença é uma condição necessária do conhecimento?
10. Porque é que a verdade é uma condição necessária do conhecimento?
11. Qual é a diferença entre palavras factivas e palavras não factivas?
12. Porque é que a justificação é uma condição necessária do conhecimento?
13. Porque é que cada uma dessas condições isoladas ou agrupadas duas a duas não constituem condições suficientes do conhecimento?
14. Em que consistem os contraexemplos à definição tradicional de conhecimento?
15. Porque é que nos casos descritos nesses contraexemplos não há conhecimento?
16. Será que os contraexemplos desmentem a definição tradicional de conhecimento?
17. O que é o conhecimento a posteriori?
18. O que é o conhecimento a priori?
19. O que é o ceticismo? Qual é a diferença entre ceticismo moderado e ceticismo radical?
20. Qual é, segundo o ceticismo radical, o problema da justificação?
21. Será que o ceticismo radical se autorrefuta?
22. Em que consiste o argumento cético dos erros percetivos?
23. Em que consiste o argumento cético da regressão infinita da justificação?
24. Conhecer alguns cenários céticos: sermos um cérebro numa cuba, a vida ser um sonho, a situação descrita no filme Matrix, etc.
25. Em que medida o ceticismo lança um desafio a quem se afirma detentor conhecimento?
26. Como é que Descartes tentou responder ao desafio cético?
27. O que é a dúvida metódica?
28. Porque é que Descartes tinha como objetivo encontrar uma crença indubitável e básica?
29. Quais são as principais etapas do percurso da dúvida metódica?
30. Porque é que Descartes recorreu à hipótese da vida ser um sonho?
31. Porque é que Descartes recorreu à hipótese do Génio Maligno?
32. Porque é que Descartes considera o Cogito como indubitável?
33. Como é que o argumento da marca tenta provar a existência de Deus?
34. Em que consiste a objeção que diz: “criar a ideia de perfeição é diferente de criar a própria perfeição”?
35. Em que consiste o critério das ideias claras e distintas?
36. Qual é a função de Deus no sistema cartesiano?
37. Em que consiste a objeção do círculo cartesiano?
38. O Cogito será realmente uma crença básica?
39. Como avalia a tentativa feita por Descartes para refutar o ceticismo e fundamentar o conhecimento?
O aluno deve conhecer exemplos ilustrativos de cada um dos tópicos.
Natureza das questões:
Escolha múltipla, questões de resposta curta, restrita e extensa.
Para estudar:
Fichas de trabalho.
PDF’s.
Ethos, logos, pathos
Ethos, Logos, Pathos & pizza
Links de Epistemologia
Páginas do manual adotado: Da 139 à 148. Da 151 à 167.
BOM TRABALHO!
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