quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Matriz do 3º teste do 11º ano

Descartes

Duração: 90 + 10 minutos de tolerância

Temas:

1. O que é a retórica?

2. Em que medida o logos, o ethos e o pathos são meios de persuasão?

3. Como se diferenciam a persuasão racional e manipulação?

4. O que é a Epistemologia?

5. Em que consiste o saber-fazer?

6. Em que consiste o conhecimento de contacto?

7. Em que consiste o conhecimento proposicional?

8. Qual é a definição tradicional de conhecimento?

9. Porque é que a crença é uma condição necessária do conhecimento?

10. Porque é que a verdade é uma condição necessária do conhecimento?

11. Qual é a diferença entre palavras factivas e palavras não factivas?

12. Porque é que a justificação é uma condição necessária do conhecimento?

13. Porque é que cada uma dessas condições isoladas ou agrupadas duas a duas não constituem condições suficientes do conhecimento?

14. Em que consistem os contraexemplos à definição tradicional de conhecimento?

15. Porque é que nos casos descritos nesses contraexemplos não há conhecimento?

16. Será que os contraexemplos desmentem a definição tradicional de conhecimento?

17. O que é o conhecimento a posteriori?

18. O que é o conhecimento a priori?

19. O que é o ceticismo? Qual é a diferença entre ceticismo moderado e ceticismo radical?

20. Qual é, segundo o ceticismo radical, o problema da justificação?

21. Será que o ceticismo radical se autorrefuta?

22. Em que consiste o argumento cético dos erros percetivos?

23. Em que consiste o argumento cético da regressão infinita da justificação?

24. Conhecer alguns cenários céticos: sermos um cérebro numa cuba, a vida ser um sonho, a situação descrita no filme Matrix, etc.

25. Em que medida o ceticismo lança um desafio a quem se afirma detentor conhecimento?

26. Como é que Descartes tentou responder ao desafio cético?

27. O que é a dúvida metódica?

28. Porque é que Descartes tinha como objetivo encontrar uma crença indubitável e básica?

29. Quais são as principais etapas do percurso da dúvida metódica?

30. Porque é que Descartes recorreu à hipótese da vida ser um sonho?

31. Porque é que Descartes recorreu à hipótese do Génio Maligno?

32. Porque é que Descartes considera o Cogito como indubitável?

33. Como é que o argumento da marca tenta provar a existência de Deus?

34. Em que consiste a objeção que diz: “criar a ideia de perfeição é diferente de criar a própria perfeição”?

35. Em que consiste o critério das ideias claras e distintas?

36. Qual é a função de Deus no sistema cartesiano?

37. Em que consiste a objeção do círculo cartesiano?

38. O Cogito será realmente uma crença básica?

39. Como avalia a tentativa feita por Descartes para refutar o ceticismo e fundamentar o conhecimento?

O aluno deve conhecer exemplos ilustrativos de cada um dos tópicos.

Natureza das questões:

Escolha múltipla, questões de resposta curta, restrita e extensa.

Para estudar:

Fichas de trabalho.

PDF’s.

Ethos, logos, pathos
Ethos, Logos, Pathos & pizza
Links de Epistemologia

Páginas do manual adotado: Da 139 à 148. Da 151 à 167.

BOM TRABALHO!

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