Duração: 90 minutos + 10 minutos.
Natureza dos itens: escolha múltipla, correspondências, resposta curta e resposta restrita (nomeadamente exercícios de lógica).
Objetivos:
1. Saber o que é uma conetiva (ou operador) proposicional.
2. Distinguir proposições simples e compostas.
3. Conhecer as conetivas proposicionais consideradas pela lógica proposicional: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.
4. Identificar a forma canónica e algumas formas alternativas de cada conetiva proposicional.
5. Reescrever frases com conetivas proposicionais de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
6. Identificar e usar os símbolos representativos das conetivas proposicionais (constantes lógicas).
7. Saber o que são variáveis proposicionais.
8. Formalizar proposições dadas.
9. Reconhecer o âmbito das conetivas proposicionais usadas numa proposição.
10. Compreender a tabela de verdade de cada operador proposicional.
11. Compreender o que são condições suficientes e condições necessárias.
12. Determinar as condições de verdade de proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.
13. Explicar o que são argumentos.
14. Distinguir argumentos e não argumentos.
15. Identificar as premissas e a conclusão de argumentos dados.
16. Colocar argumentos na expressão canónica.
17. Formalizar argumentos.
18. Distinguir a validade dedutiva e a validade não dedutiva.
19. Avaliar intuitivamente a validade ou invalidade de argumentos dedutivos.
20. Testar a validade de formas argumentativas através de inspetores de circunstâncias.
21. Explicar as seguintes formas argumentativas válidas: negação dupla, modus ponens, modus tollens, silogismo disjuntivo, silogismo hipotético, contraposição e as leis de De Morgan.
22. Explicar as seguintes formas argumentativas inválidas: negação da antecedente e afirmação da consequente.
23. Identificar as formas argumentativas válidas e inválidas referidas em exemplos dados.
24. Completar formas argumentativas.
25. Construir argumentos com essas formas.
26. Explicar os seguintes argumentos não dedutivos: generalizações, previsões, argumentos por analogia e argumentos de autoridade.
27. Identificar generalizações, previsões, argumentos por analogia e argumentos de autoridade.
28. Explicar as regras de validade de cada um desses argumentos não dedutivos.
29. Explicar o que são falácias informais.
30. Explicar as formas falaciosas dos argumentos não dedutivos estudados: falácias da generalização precipitada, da amostra não representativa, da previsão inadequada, da falsa analogia e do apelo ilegítimo à autoridade.
31. Identificar essas falácias em exemplos dados.
32. Avaliar intuitivamente argumentos não dedutivos determinando se são válidos ou inválidos.
33. Explicar em que consistem outras falácias informais: Argumento ad hominem, Apelo à ignorância, Falso dilema, Falácia do espantalho, Falácia da derrapagem, Petição de princípio, Apelo ao povo e Falácia da falsa relação causal.
34. Identificar essas falácias informais em exemplos dados.
Para estudar:
Fotocópias da página 8 até à página 32.
Esquema.
Fichas de trabalho.
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