Duração: 90 minutos + 10 minutos
Estrutura: Escolha múltipla. Questões de resposta curta. Exercícios de lógica.
Objetivos:
1. Indicar o objeto de estudo da Lógica.
2. Explicar o que são proposições.
3. Analisar exemplos, distinguindo frases que expressam proposições de frases que não expressam.
4. Explicar o que são ambiguidades e distinguir ambiguidades semânticas e ambiguidades sintáticas.
5. Explicar porque é importante – na filosofia e noutras áreas do conhecimento - evitar ambiguidades.
6. Distinguir proposições simples e compostas.
7. Explicar o que é um operador proposicional.
8. Conhecer os operadores considerados na lógica proposicional: negação, conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional e bicondicional.
9. Reescrever frases de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
10. Formalizar proposições.
11. Conhecer e compreender a tabela de verdade de cada operador proposicional.
12. Explicar e exemplificar o que são condições suficientes e condições necessárias.
13. Determinar as condições de verdade de proposições compostas através da construção de tabelas de verdade.
14. Distinguir tautologias, contradições e continências.
15. Explicar o que são argumentos.
16. Distinguir argumentos e não argumentos.
17. Identificar as premissas e a conclusão de argumentos apresentados.
18. Reescrever argumentos, colocando-os na forma canónica.
Para estudar:
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Não é só na filosofia que a ambiguidade é um problema
Condições necessárias e suficientes: análise de um exemplo
A negação de proposições condicionais
Páginas do manual adotado: da 14 à 20; da 51 à 71.
Quino
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