Fotografia: “Projeto de Ciência: Separar os componentes de uma mistura”, no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, com turmas do 7º ano e do Jardim de Infância.
Objetivos:
1. Explicar o que é o senso comum.
2. Mostrar que o senso comum é útil mas limitado.
3. Explicar a importância atualmente atribuída à ciência.
4. Explicar a perspetiva indutivista do método científico.
5. Explicar as objeções ao indutivismo estudadas: a ciência estuda fenómenos inobserváveis; a observação pura não é possível.
6. Explicar a conceção falsificacionista de ciência.
7. Mostrar como é que o falsificacionismo distingue entre ciência e pseudociência.
8. Explicar a posição de Popper relativamente ao problema da indução.
9. Explicar a perspetiva falsificacionista do método científico.
10. Explicar as objeções ao falsificacionismo estudadas: a sua conceção do método científico é normativa e não descritiva; não valoriza suficientemente a importância dos resultados positivos.
11. Comparar e avaliar o indutivismo e o falsificacionismo.
12. Explicar a perspetiva de Popper acerca da objetividade e progresso da ciência.
13. Explicar o conceito de paradigma, segundo Kuhn.
14. Explicar os conceitos de ciência normal, anomalia, crise, ciência extraordinária e revolução científica.
15. Explicar a perspetiva de Kuhn sobre a objetividade e progresso da ciência.
16. Explicar as objeções a Kuhn estudadas.
17. Comparar e avaliar as perspetivas de Popper e Kuhn acerca da objetividade e progresso da ciência.
A. Conhecer exemplos ilustrativos de todos os conceitos referidos.
B. Identificar os conceitos referidos em exemplos dados pelo professor.
Para estudar:
Fotocópias e PDF’s
No Manual: da 202 à 205, da 208 à 210, da 216 à 225.
No blogue Dúvida Metódica:
Algumas diferenças entre o senso comum e a ciência
As teorias científicas são falsificáveis
O falsificacionismo de Karl Popper
A evolução da ciência: Popper e Kuhn
Complementar:
Medicinas alternativas: ciência ou aldrabice?
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