Objetivos:
1. Conhecer pelo menos oito exemplos de questões filosóficas.
2. Explicar porque é que as questões filosóficas são concetuais.
3. Explicar porque é que as questões filosóficas são básicas.
4. Saber que as respostas dadas às questões filosóficas raramente são consensuais.
5. Distinguir questões filosóficas de questões não filosóficas em exemplos dados.
6. Descrever a história da Alegoria da Caverna.
7. Interpretar a Alegoria da Caverna.
8. Mostrar porque é que a filosofia requer pensamento crítico.
9. Indicar o objeto de estudo da Lógica.
10. Explicar o que são proposições.
11. Analisar exemplos, distinguindo frases que expressam proposições de frases que não expressam proposições.
12. Distinguir diferentes tipos de proposições.
13. Reescrever frases de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.
14. Explicar o que é uma negação.
15. Efetuar a negação de proposições apresentadas.
16. Explicar o que é um argumento.
17. Distinguir argumentos de não argumentos.
Natureza das questões:
Escolha múltipla, questões de resposta curta e questões de resposta extensa.
Duração:
90 minutos + 10 minutos de tolerância.
Para estudar:
PDF’s e fotocópias entregues. Páginas 13 e 14 do manual adotado.
Estudo da religião: a parte da Sociologia e a parte da Filosofia
Problemas filosóficos e problemas não filosóficos
Descubra a questão mais básica
A alegoria da caverna: o texto de Platão
Duas adaptações da alegoria da caverna de Platão
Discutir ideias em vez de repetir frases
Identificação, classificação e negação de proposições (para revisão*)
* Depois mando a correção por email.
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